11 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

 ISSN 1645-4464

GELEILATE, José    FORTE, Sérgio. Motivações e estratégias de internacionalização dos três maiores bancos brasileiros frente à nova configuração econômica mundial. []. , 11, 1, pp.02-12. ISSN 1645-4464.

^lpt^aDesde a crise financeira em 2008, a internacionalização tornou-se uma alternativa cada vez mais atraente para os bancos brasileiros. Neste contexto, procurou-se responder por que e como os bancos brasileiros se internacionalizam. Adicionalmente, este trabalho objetivou calcular o grau de internacionalização destes bancos. Baseado no estudo de caso múltiplo, tendo como técnica a análise de conteúdo com o apoio do software Atlas/ti, foram entrevistados gestores do alto escalão dos três maiores bancos nacionais. Concluiu-se que os três bancos brasileiros em processo de internacionalização iniciaram suas operações no exterior com motivações do tipo asset seeking, apresentando estratégias diferenciadas de entrada em cada país. O grau de internacionalização dos bancos evidenciou o Itaú Unibanco com melhor desempenho (0,59) diante do Banco do Brasil (0,40) e Bradesco (0,33), principalmente por ser o Itaú Unibanco a instituição com maior quantidade de subsidiárias no exterior, maior lucratividade e possuir a maior quantidade de funcionários no exterior.^len^aSince the financial crisis in 2008, internationalization has become an increasingly attractive alternative for Brazilian banks. In this context, this work aims to answer why and how Brazilian banks become international. Additionally, this study aimed to calculate the degree of internationalization of these banks. Based on a multiple case study, with the content analysis technique and using the software Atlas/ti, top managers of the three largest national banks were interviewed. It was concluded that the three Brazilian banks in process of internationalization began operations abroad with motivations of the asset seeking type, and showing different entry strategies into each country. Itaú Unibanco showed a better performance on the degree of internationalization (0.59) than Banco do Brasil (0.40) and Bradesco (0.33), mainly because Itaú Unibanco is the institution with the largest number of subsidiaries and greater profitability abroad, having also the largest number of employees abroad.^les^aDesde la crisis financiera del 2008, la internacionalización se ha convertido en una alternativa cada vez más atractiva para los bancos brasileños. En este contexto, hemos tratado de responder por qué y cómo los bancos brasileños se internacionalizan. Además, este estudio tuvo como objetivo calcular el grado de internacionalización de los bancos. Sobre la base de un estudio de casos múltiples, y la técnica de análisis de contenido, con el apoyo del software Atlas/ti, fueran entrevistados directivos de los tres mayores bancos del país. Se concluyó que los tres bancos brasileños en el proceso de internacionalización iniciaran sus operaciones en el extranjero con la búsqueda de motivaciones de tipo asset seeking, con diferentes estrategias para la entrada en cada país. El grado de internacionalización de los bancos ha demostrado que el Itaú Unibanco ha tenido un mejor rendimiento (0,59) antes de que el Banco de Brasil (0,40) y Bradesco (0,33), principalmente debido a que el Itaú Unibanco es la institución con el mayor número de filiales en en el extranjero, la más rentable y con el mayor número de empleados en el extranjero.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License