14 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

 ISSN 1645-4464

BERNARDES, Bartos    LUCIAN, Rafael. Comportamento de consumidores brasileiros e portugueses em plataformas de crowdfunding. []. , 14, 1, pp.26-36. ISSN 1645-4464.

^lpt^aEste estudo buscou compreender o comportamento de lealdade de consumidores brasileiros e portugueses em relação ao fenômeno do crowdfunding. Para Cocate e Pernisa Júnior (2011), o termo crowdfunding é usado para designar sites de financiamento coletivo destinados à concretização de projetos, podendo ser culturais ou pessoais. A abordagem metodológica adotada foi a pesquisa descritiva apoiada no levantamento de dados coletados junto aos apoiantes brasileiros e portugueses nas principais plataformas de crowdfunding desses países, a Catarse e a PPL, respetivamente. O método de análise foi descritivo, com estatística descritiva para obtenção das frequências e teste U de Mann-Whitney para análise das variáveis. Concluiu-se que alguns antecedentes tiveram contribuições específicas na influência desse comportamento, sendo a cocriação de valor, recompensa e sentimento de pertença as principais.^len^aThis study aimed to understand the loyalty behavior of Brazilian and Portuguese consumers in crowdfunding phenomenon. For Cocate and Pernisa Junior (2011), the term crowdfunding is used to designate collective financing sites for the implementation of projects, cultural or personal. The adopted methodological approach was a descriptive research supported with survey data collected from the Brazilian and Portuguese supporters in major crowdfunding platforms of these countries, Catarse and PPL, respectively. The analysis method was descriptive, using descriptive statistics to provide frequencies and Mann-Whitney test for analysis of variables. It was concluded that some records had specific contributions in influencing this behavior, being the co-creation of value, reward, and sense of belonging the most important.^les^aEste estudio ha tenido como objetivo comprender el comportamiento de la lealtad de los consumidores brasileños y portugueses hacia el fenómeno del crowdfunding. Para Cocate y Pernisa Júnior (2011), el término crowdfunding se utiliza para designar los sites de financiamiento colectivo para la ejecución de proyectos, que pueden ser tanto culturales como personales. El enfoque metodológico adoptado fue la investigación descriptiva apoyada en datos recogidos de los aficionados brasileños y portugueses en las principales plataformas de crowdfunding de dichos países, Catarse y PPL, respectivamente. El método de análisis fue descriptivo, con estadísticas descriptivas para proporcionar frecuencias y prueba U de Mann-Whitney en el análisis de las variables. Se concluyó que algunos antecedentes tuvieran contribuciones específicas para influir en este comportamiento, siendo la co-creación de valor, la recompensa y el sentido de pertenencia, las principales.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License