16 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

 ISSN 1645-4464

PAMPLONA, Edgar; MAGRO, Cristian Dal    SILVA, Tarcísio da. Estrutura de capital e desempenho econômico de empresas familiares do Brasil e de Portugal. []. , 16, 2, pp.38-54. ISSN 1645-4464.

A estrutura de capital pode ser avaliada diante da teoria de trade-off ou pecking order, sendo importante observar qual a teoria usual para os modelos de organizações familiares. O objetivo do estudo é identificar a influência da estrutura de capital no desempenho econômico das empresas familiares do Brasil e de Portugal. A amostra da pesquisa é composta de 73 empresas familiares do Brasil e 18 empresas familiares de Portugal. Os resultados apontam que as empresas familiares brasileiras e portuguesas possuem vieses tanto da teoria trade-off como da pecking order. Porém, no Brasil, é mais evidente a teoria trade-off, em que o maior endividamento com terceiros proporciona melhor desempenho econômico e, em Portugal, evidências apontam majoritariamente para a teoria de pecking order, em que o uso do capital próprio proporciona melhor desempenho econômico.

: Estrutura de Capital; Trade-Off; Pecking Order; Desempenho Econômico; Empresas Familiares.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License