6 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Lusófona de Educação

 ISSN 1645-7250

MAYO, Peter. Educação crítica e desenvolvimento de uma cidadania multi-étnica. Uma perspectiva da Europa do sul . []. , 6, pp.47-54. ISSN 1645-7250.

^lpt^aEste artigo centra-se na problemática da multi-etnicidade na Europa do Sul. A sua importância decorre dessa realidade que é a imigração, uma característica das mudanças demográficas verificadas nesta parte do mundo, que coloca significativos desafios a uma pedagogia crítica inspirada em Freire. Um certo número de desafios são sublinhados e, a partir dos escritos de Freire, deriva para uma pedagogia crítica que coloca a ênfase no diálogo religioso e inter-étnico e na compreensão intercultural.^len^aThis paper focuses on the issue of multi-ethnicity in Southern Europe. Its importance stems from the reality which is immigration, a consequence of the demographic changes in this area of the world, which poses sig-nificant challenges to a Freire-inspired critical education. A number of challenges are highlighted and, based on writings by Freire, it moves towards a critical pedagogy that stresses the religious and inter-ethnic dialogue and the inter-cultural understanding.

        · | |     · |     · ( pdf )