14 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Lusófona de Educação

 ISSN 1645-7250

FONSECA, Thais Nivia de Lima e. Historiografia da educação na América Portuguesa: balanço e perspectivas. []. , 14, pp.111-124. ISSN 1645-7250.

^lpt^aPrivilegiado pela historiografia brasileira de uma forma geral, o período colonial não tem despertado muito interesse nos historiadores da educação há várias décadas, ao contrário do que ocorre com o Império e o período republicano. Predominam ainda estudos realizados anteriormente aos anos 80 do século XX, concentrados, na sua maior parte, em análises sobre a atuação educacional da Companhia de Jesus no Brasil e nas reformas promovidas pela administração do Marquês de Pombal, na segunda metade do século XVIII. Neste artigo pretendo apresentar um balanço da historiografia da educação na América portuguesa, discutindo as características da produção sobre o período, as abordagens predominantes e suas matrizes explicativas, as fontes disponíveis e as possíveis razões para o papel secundário que a educação no período colonial ocupa na historiografia, salvo o destaque para alguns estudos sobre a história dos livros e da leitura, mas que não tratam a educação como objeto central . Pretendo, também, discutir algumas possibilidades de investigação, a partir de pressupostos teórico-metodológicos que têm sido utilizados em outros campos da pesquisa histórica sobre o período.^len^aGenerally privileged in Brazilian Historiography, the colonial period has raised the interest of education historians for several decades, in contrast to what occurs with the Empire and Republican Periods. The studies carried out before the 1980´s, which dealt mostly with the analysis of the educational action of the Society of Jesus in Brasil and the reforms promoted by the administration of Marquis of Pombal during the second half of the 18th century, still predominate. The present paper aims to review the historiography of education in the Portuguese America, to discuss its characteristics of production of the period, the prevailing approaches and their explanatory matrices, the sources available, and the possible reason for the secondary role of education in the Colonial Period in historiography, with the exception of the emphasis of some studies on the history of books and reading, but that nonetheless do not deal with education as their main subject. It is also sought to discuss some possibilities of investigation based on the theoretical-methodological assumptions used in other fields of historical research of the period.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )