13  
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Motricidade

 ISSN 1646-107X

CIRILO-SOUSA, Maria do Socorro et al. Efeito agudo do exercício aeróbico com restrição de fluxo sanguíneo sobre a pressão arterial e frequência cardíaca em jovens saudáveis. []. , 13, spe, pp.17-24. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.12874.

O objetivo do presente estudo foi verificar o efeito agudo do exercício predominantemente aeróbico (EA) com restrição de fluxo sanguíneo (RFS) sobre a pressão arterial sistólica (PAS), pressão arterial diastólica (PAD) e frequência cardíaca (FC) em jovens saudáveis. Participaram do estudo 13 universitários normotensos (19.5 ± 1.7anos). Os participantes foram divididos randomicamente em duas sessões experimentais (cross-over): a) exercício aeróbico com a RFS (EARFS); b) exercício aeróbico sem a RFS (EASRFS). As sessões foram realizadas com cinco séries de dois minutos e um minuto de intervalo. A PAS, PAD e FC foram mensurados em repouso, no final dos exercícios e durante os 60 minutos pós-exercício. O EASRFS apresentou efeito hipotensivo no 60º pós-exercício (p= 0.029); o EA com e sem RFS elevou significativamente a PAS e FC imediatamente após o exercício (p< 0.05), e o EARFS apresentou valores de PAD e FC superiores, no momento imediatamente pós-exercício, quando comparado com o EASRFS (p= 0.001; p< 0.001, respectivamente). Conclui-se, que o EARFS parece não maximizar o efeito hipotensivo, ambos as sessões podem elevar a PAS e FC imediatamente pós-exercício com valores significativos maiores na PAD e FC para o EARFS.

: hemodinâmica; oclusão vascular; exercício; efeito hipotensivo.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License