16 4Comparison between Under-13 and Under-15 Soccer Players in Small-Sided and Conditioned GamesAcute physiological responses during a Brazilian endurance triathlon race 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Motricidade

 ISSN 1646-107X

OLIVEIRA, Vinicius Machado de et al. Influência do ambiente na motivação esportiva: comparação entre espaços sistematizados e não sistematizados de prática. []. , 16, 4, pp.400-410.   16--2021. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.20647.

^a

Este trabalho teve como objetivo comparar a motivação esportiva entre espaços sistematizados e não sistematizados de prática. Participaram do estudo 381 crianças e adolescentes, de ambos os sexos, com idades entre 10 e 18 anos. A amostra foi constituída de acordo com o local de prática relatado pelo participante, distribuída em três grupos: [1] Treinamento, [2] Escola e [3] Outros (praças, clubes, quadras públicas, casa, rua etc.). O instrumento utilizado para aferir a motivação esportiva foi o Sport Motivation Scale (SMS). Após as análises estatísticas, constatou-se que o treinamento é o local onde se verifica os maiores níveis motivacionais, sendo significativamente mais acentuado quando comparado com outros ambientes. Nessa direção, depreende-se que a Educação Física escolar não consegue fornecer níveis próximos de motivação ao treinamento, apresentando, inclusive climas motivacionais equivalentes a outros locais não sistematizados de prática.

^lpt^a

This study aimed to compare sports motivation between systematized and non-systematized spaces of practice. Three hundred eighty-one youths of both sexes, aged between 10 and 18, participated in this study. The sample was constituted according to the practice location reported by the participant, distributed in three groups: (1) Training, (2) School, and (3) Others (public parks, clubs, public sports courts, house, street, etc.). The instrument used to measure sports motivation was the Sport Motivation Scale (SMS). After statistical analysis, it was found that training is the place where there are the greatest motivational levels, being significantly more accentuated when compared to other environments. In this direction, it was found that school Physical Education cannot provide motivation levels close to training, presenting motivational climates equivalent to other non-systematic places of practice.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )