21 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia

 ISSN 1646-2122

AGUIAR, Thiago et al. Tratamento da osteonecrose da cabeça femoral na adolescência pela técnica de "trapdoor". []. , 21, 3, pp.409-417. ISSN 1646-2122.

A osteonecrose da cabeça do fémur na infância tardia e adolescência é relativamente rara, mas conduz a uma destruição da cabeça femoral e consequente evolução para artrose precoce e incapacitante da anca. A etiologia é diversa podendo ser consideradas quatro situações: traumática, idiopática, por doenças sistémicas ou iatrogénicas (quimioterapia, radioterapia, corticoterapia, etc) O tratamento é difícil, por vezes controverso, conduzindo nos casos mais graves a artroplastia ou mesmo artrodese da /anca a curto/médio prazo. Neste trabalho, os autores relatam 2 casos de osteonecrose da cabeça femoral, um de causa traumática e outro idiopática, que foram operados pela técnica de “trapdoor” e preenchimento com enxerto ósseo. Descrevem a técnica cirúrgica utilizada e a evolução dos 2 casos. Apesar da experiência ser limitada, concluem que se trata de uma técnica exigente que nos casos mais graves não evita a artrose da anca, contudo pode atrasar a sua evolução e assim adiar a eventual necessidade de artroplastia.

: "Trapdoor"; osteonecrose; necrose avascular; necrose asséptica; cabeça femoral; adolescência.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License