12 4L’impact des réseaux sociaux sur la gestion professionnelle de la communication hospitalière au Royaume-Uni 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Observatorio (OBS*)

 ISSN 1646-5954

ALMEIDA, Cristina Vaz de    SEBASTIAO, Sónia Pedro. A perceção dos profissionais de saúde sobre fontes de informação e sua influência na relação terapêutica. []. , 12, 4, pp.26-43. ISSN 1646-5954.

^lpt^aEste estudo tem como objetivo a aferição da perceção dos profissionais de saúde sobre a importância das fontes de informação para a relação terapêutica. R ecorreu-se a uma metodologia qualitativa, através da realização de focus group, baseado num questionário semiestruturado, aplicado a nove especialistas em literacia em saúde e profissionais das áreas da saúde em Portugal. Os participantes enfatizaram a responsabilidade do profissional de saúde como fonte especialista e credível para o fornecimento de informação e direcionamento do paciente quando o mesmo recorre a fontes menos credíveis como a internet. Foi ainda destacado o papel dos pares (outros profissionais de saúde) e dos pacientes que prestam depoimento sobre a sua experiência (por exemplo, doentes crónicos).^len^aThis study aimed to assess the perception of health professionals about the importance of information sources for the therapeutic relationship. A qualitative methodology was used, through the moderation of a focus group, based on a semi-structured questionnaire, applied to nine Portuguese health professionals interested in health literacy. Participants emphasized that health professionals have an increased responsibility in the therapeutic relationship, particularly in the management of communicational aspects, as well as, credible source of information that besides providing reliable information, must also direct patients when they use sources of information less reliable like the internet. It also highlighted the role of peers (other health professionals) and patients reporting on their experience (e.g. chronical disease patients).

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License