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Observatorio (OBS*)

 ISSN 1646-5954

SILVEIRA, Patrícia. Notícias televisivas e públicos infantis: o porquê da aposta em jornalismo segmentado para as crianças. []. , 13, 2, pp.48-67. ISSN 1646-5954.

^lpt^aEstudos recentes documentam a presença das notícias no quotidiano dos públicos infantis, mostrando que estes conteúdos são importantes para o seu conhecimento do mundo e a sua socialização (Alon-Tirosh & Lemish, 2014; Delorme, 2013; Silveira, 2019). No contexto português, são ainda escassas as pesquisas desenvolvidas sobre esta problemática, pelo que desenvolvemos este estudo com o objetivo de analisar a natureza das interações entre as crianças e as notícias. Metodologicamente, esta investigação envolveu a aplicação de inquéritos por questionário e a dinamização de grupos de foco junto de crianças a frequentar o ensino primário nas escolas do Concelho de Paredes (Distrito do Porto). Os resultados mostram que as crianças contactam habitualmente com a atualidade, sobretudo pela televisão, juntamente com a família, embora demonstrem pouco interesse em seguir certas notícias. Os resultados evidenciam que as crianças desejam contactar com notícias mais adequadas aos seus gostos e às suas capacidades de compreensão. Posto que a televisão se constitui como o meio privilegiado para as famílias e, consequentemente, os públicos infantis, acompanharem a atualidade, julgamos que as conclusões apontadas no artigo poderão servir para informar as empresas mediáticas e outros agentes sobre aspetos a considerar no desenvolvimento de espaços informativos concebidos para os mais novos.^len^aRecent studies document the presence of news in children's daily lives, showing that they are important for their knowledge of the world and their socialization (Alon-Tirosh & Lemish, 2014, Delorme, 2013; Silveira, 2019). It Portugal, there are few researches on this problematic. For this reason, this article intends to analyse the interactions between the children and the news. Methodologically, this research involved the application of questionnaires and the dynamization of focus groups with children attending primary school, in Paredes (District of Porto). The results show that children follow usually current events, especially within television, with the family, although they show little interest in following these subjects. These audiences wish to follow more interesting and appropriate themes. Given that television is the favourite medium for following the news by the families, and the children, we believe that this study could inform media companies and other agents about aspects to be considered in the development of information spaces designed for the youngest.

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