13 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Gestão Costeira Integrada

 ISSN 1646-8872

ZACARIAS, Daniel Augusta. Avaliação da capacidade de carga turística para gestão de praias em Moçambique: o caso da Praia do Tofo. []. , 13, 2, pp.205-214. ISSN 1646-8872.

Os recursos costeiros constituem componente principal para o desenvolvimento de atividades recreativas. Entretanto, com o incremento destas atividades, as praias se vão transformando em espaços de congestão humana que resulta na degradação dos ecossistemas locais e da capacidade de absorção dos impactos da comunidade circunvizinha, exigindo, deste modo, a introdução de práticas de gestão mais apropriadas e direcionadas à gestão dos recursos. Considerando que a gestão de visitantes em espaços costeiros deve ser rigorosamente planeada para se alcançarem os objetivos de conservação e gestão dos recursos e ao mesmo assegurar que os turistas alcançam uma experiência positiva e satisfazem as suas expectativas em relação ao destino turístico, a determinação do número apropriado de pessoas que cada praia pode suportar é considerada uma tarefa primordial. Neste sentido, este artigo apresenta os resultados de avaliação da capacidade de carga turística da Praia do Tofo (aplicada para dois cenários) através da aplicação do Modelo de Avaliação da Capacidade de Carga idealizado por Cifuentes (1992), fundamentado em trabalho de campo, contagem de turistas e questionários, os resultados sugerindo que a praia do Tofo tem capacidade para acolher entre 896 e 447 turistas por dia sem deturpar as condições naturais e ecológicas prevalecentes.

: turismo; capacidade de carga; gestão de praias; Praia do Tofo.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License