14 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Gestão Costeira Integrada

 ISSN 1646-8872

ALVES-JUNIOR, Flavio de Almeida; ARAUJO, Marina de Sá Leitão Câmara de    COELHO, Petrônio Alves. Biologia populacional de Callichirus major (Say, 1818) (Crustacea: Callianassidae) na Praia de Piedade, Brasil. []. , 14, 1, pp.109-118. ISSN 1646-8872.  https://doi.org/10.5894/rgci435.

O objetivo deste trabalho foi estudar a ecologia populacional de Callichirus major (Say, 1818) na praia de Piedade, Estado de Pernambuco, Brasil, através da análise de parâmetros como proporção sexual, período reprodutivo e o recrutamento de juvenis nesta população. As coletas foram realizadas mensalmente entre dezembro de 2010 e novembro de 2011. A temperatura do ar e das tocas, além da salinidade da água do mar foram medidas in situ. O teste t de Student foi aplicado para comparar os valores dos fatores abióticos entre as estações seca e chuvosa. A proporção sexual foi analisada para cada mês e durante todo o período estudado, e o teste do qui-quadrado foi aplicado para verificar se desvia significativamente da proporção esperada. O período reprodutivo foi determinado com base na frequência de fêmeas ovígeras. O recrutamento foi obtido com base na frequência de indivíduos imaturos. A influência de fatores abióticos na população foi avaliada através do coeficiente de Pearson. A temperatura do ar e das tocas variou significativamente entre os períodos seco e chuvoso, com valores mais elevados no período seco. Um total de 389 indivíduos C. major foram amostrados (174 ♂ e 215 ♀). A razão sexual foi de 1:1,24 (♂:♀), as fêmeas foram mais abundantes que os machos. No presente estudo, foi observado que o pico da fase reprodutiva e frequência de fêmeas ovígeras de C. major ocorreu na estação seca (verão equatorial). O recrutamento de jovens na população ocorreu durante todo o ano, especialmente entre o verão e o outono. De acordo com a matriz de correlação, o fator abiótico mais influente na abundância de C. major, especialmente em fêmeas ovígeras, é a temperatura das tocas. Este estudo cria uma linha de base para futuras pesquisas com C. major no Nordeste do Brasil.

: Axiidea; camarão fantasma; ecologia de praias arenosas; período reprodutivo.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License