14 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Gestão Costeira Integrada

 ISSN 1646-8872

BELARMINO, Pedro Henrique P.; SILVA, Sarah Mariana da; RUFENER, Marie-Christine    ARAUJO, Maria Christina B. de. Resíduos sólidos em manguezal no rio Potengi (Natal, RN, Brasil): relação com a localização e usos. []. , 14, 3, pp.447-457. ISSN 1646-8872.  https://doi.org/10.5894/rgci451.

Os manguezais são um dos ecossistemas mais importantes do planeta, no entanto o seu potencial é afetado pelas atividades humanas intensas e pela expansão urbana. Um dos principais impactos sobre manguezais é a disposição de resíduos sólidos de origem antropogênica. O objetivo deste trabalho foi realizar uma avaliação da poluição por resíduos sólidos em duas áreas de manguezais associadas ao estuário do rio Potengi - Natal (RN), estabelecendo sua relação com a localização e os níveis de utilização e exploração dessas áreas. Foi realizado um diagnóstico das áreas através de observações mensais e entrevistas informais a fim de se determinar as características e os usos predominantes. Para avaliação dos resíduos sólidos, foram demarcadas, em cada área, 3 parcelas de 50m2 cada. As amostragens foram realizadas mensalmente durante 06 meses, três do período chuvoso e três do período seco. Foram analisados, além da abundância, a localização no ambiente, a classificação segundo a constituição (plástico, metal, vidro, papel, madeira, tecido e orgânico) e, quando possível, sua fonte mais provável (usuários locais, doméstica, mista e pesca). As áreas apresentaram características ambientais e de uso completamente distintas. Nos seis meses de amostragem de resíduos sólidos, foi registrado um total de 1.381 itens, 77 para a área 1 e 1.304 para a área 2. Em ambas as áreas, a categoria mais frequente de resíduos foi o plástico. Também em ambas as áreas, os resíduos sobre o sedimento foram maioria. Na área 1, a fonte predominante foi a mista, contribuindo 49% do total de itens, enquanto que, na área 2, 57% dos resíduos identificados provavelmente se originaram nos usuários locais. A grande quantidade de resíduos encontrados na área 2 demonstra que a área precisa de planejamento e infraestrutura para receber turistas, com a instalação de lixeiras para coleta de resíduos sólidos em quantidades suficientes e educação ambiental com comerciantes, usuários e guias turísticos.

: poluição ambiental; rios; plásticos; monitoramento ambiental.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License