15 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Gestão Costeira Integrada

 ISSN 1646-8872

GUERREIRO, Martha et al. Evolução da hidrodinâmica do estuário do Tejo (Portugal) no século XXI. []. , 15, 1, pp.65-80. ISSN 1646-8872.  https://doi.org/10.5894/rgci515.

Evolução da hidrodinâmica do estuário do Tejo (Portugal) no século XXI A subida do nível médio do mar afeta a propagação da maré e a circulação em estuários, podendo estas alterações ter consequências significativas na dinâmica sedimentar, na qualidade da água e nos níveis de água extremos. O presente estudo visa antecipar a evolução da dinâmica de maré no estuário do Tejo (Portugal) no século XXI, em particular devido à subida do nível médio do mar (NMM). A existência de um modo de ressonância de cerca de 8 horas neste estuário, que amplifica seletivamente as constituintes semi-diurnas e quarto-diurnas, torna a resposta do estuário do Tejo à subida do NMM única. O estudo foi efetuado com um modelo hidrodinâmico, forçado por condições presentes e futuras, nomeadamente níveis médios do mar mais elevados e uma batimetria extrapolada com base em taxas de assoreamento atuais. Os resultados do modelo mostram que a subida do NMM irá afetar significativamente a assimetria da maré, em particular porque as áreas intertidais podem diminui até 40% até ao final do século. Em consequência, a forte dominância de vazante deste estuário irá diminuir significativamente. Esta evolução da assimetria da maré será parcialmente compensada pelo efeito da sedimentação nas áreas intertidais. A subida do NMM irá também amplificar o efeito de ressonância no estuário do Tejo, o que resultará em níveis extremos superiores à soma dos níveis extremos atuais com a subida do NMM.

: assimetria de maré; ressonância; alterações climáticas; SELFE; modelação.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License