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Da Investigação às Práticas

 ISSN 2182-1372

MARINI, Bruna Pereira Ricci    BARBA, Patrícia Carla de Souza Della. Intervenção Precoce, formação profissional e os desafios para a implementação de práticas baseadas em evidência. []. , 11, 1, pp.4-24.   24--2021. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v11i1.241.

Objetivo: Identificar, pela ótica dos profissionais, os referenciais utilizados em suas práticas no campo da Intervenção Precoce, se empregam práticas baseadas em evidências e quais os desafios relacionados à formação profissional. Método: Estudo transversal, descritivo, exploratório, de abordagem quali-quantitativa, desenvolvido em duas etapas. Resultados: Na primeira etapa, foram identificados 95 profissionais, de 15 diferentes especialidades, atuando em nove serviços de Intervenção Precoce. Na segunda etapa, participaram profissionais de quatro serviços selecionados, que descreveram o uso de variados referenciais teóricos, assim como dificuldades no acesso à formação continuada e conhecimentos científicos que fundamentam as práticas baseadas em evidências. Considerações finais: A formação profissional e o acesso e emprego de referenciais atualizados constituem dificuldades enfrentadas por profissionais no campo da Intervenção Precoce. Dessa forma, verifica-se a importância de promover a qualificação do corpo técnico dos serviços para um trabalho fundamentado em conhecimentos científicos, potencializando a adoção de práticas baseadas em evidências.

: Desenvolvimento infantil; Intervenção Precoce; Formação profissional; Práticas baseadas em evidência.

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