32 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Internacional em Língua Portuguesa

 ISSN 2182-4452 ISSN 2184-2043

SIQUEIRA, José Carlos. O silêncio anticolonial de Conrad e Eça, ou a impossível arte de narrar o horror. []. , 32, pp.189-204.   28--2021. ISSN 2182-4452.  https://doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2017.32/pp.191-206.

^a

Edward Said, em um de seus últimos trabalhos: Cultura e imperialismo de 1993, considera a novela O coração das trevas, de Joseph Conrad, a expressão literária do colonialismo europeu no século XIX. O romance de Eça de Queirós, A ilustre casa de Ramires, também é avaliado por muitos como uma apologia ao colonialismo português. No entanto, as próprias reflexões de Said sobre a obra de Conrad revelam algumas possibilidades de leitura que o crítico não desenvolveu. Este artigo propõe comparar as duas obras ficcionais para ultrapassar as interpretações consagradas a elas. Para isso, serão usados conceitos elaborados por Giorgio Agamben, como “inapreensibilidade” e “narrativa do horror”. A análise e a metodologia aqui empregadas sugerem que o texto ficcional mais importante nessas duas obras é aquele que não está escrito, e que tal texto elíptico só pode ser vislumbrado pelo leitor a partir da fricção das várias narrativas tecidas no interior das obras.

^lpt^a

Edward Said, in one of his last works, Culture and Imperialism of 1993, considers the novella The Heart of Darkness by Joseph Conrad the literary expression of European colonialism in the 19th century. The novel by Eça de Queirós, A ilustre casa de Ramires, is also considered by many as an apology to the Portuguese colonialism. Said’s own reflections on Conrad’s work reveal some possibilities for readings that the scholar did not developed. This paper proposes to compare the two fictional works to overcome interpretations dedicated to them. For this, concepts developed by Giorgio Agamben will be used, such as “unapprehensibility” and “narrative of the horror”. The analysis and methodology employed here suggest that the most important fictional text in these two works is one that is not written. And such elliptical text can only be glimpsed by the reader from the friction of various narratives woven into the works.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )