33 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Internacional em Língua Portuguesa

 ISSN 2182-4452 ISSN 2184-2043

FONSECA, Anelise; VIEIRA JR, Walter Mendes; SILVA, Cosme Marcelo Furtado Passos da    FONSECA, Maria de Jesus Mendes da. O modelo de cuidado integrado: o impacto na saúde de idosos portadores de doenças crônicas no sistema de saúde privado em uma operadora de saúde da cidade do Rio de Janeiro. []. , 33, pp.61-74.   29--2021. ISSN 2182-4452.  https://doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2018.33/pp.61-74.

^a

O cuidado integrado é um modelo cujo diferencial é a presença de uma coordenação de ações assistências realizadas de forma contínua. Seu objetivo é melhorar a qualidade de vida de uma população, principalmente de idosos e de portadores de doenças crônicas. Há muita discussão a respeito dos resultados desse modelo em função das diferentes práticas encontradas. Este artigo se propõe a demonstrar os resultados de um modelo de cuidado integrado, através de uma coorte retrospectiva, pertencente a uma operadora de saúde da cidade do Rio de Janeiro. Neste artigo, os indicadores de desempenho utilizados foram o número de idas a emergência e o número de internações. Foi verificado uma redução em ambos indicadores, contudo há a necessidade de melhorias na metodologia de avaliação para o alcance de resultados mais robustos.

^lpt^a

Integrated care is a model whose differential is the presence of a coordination of actions of health. Its goal is to improve the quality of life of a population, especially the elderly with chronic diseases. There is a many discussion about the results of this model in view of the different practices found. This paper proposes to demonstrate the results of an integrated care model, through a retrospective cohort, belonging to a health care provider in Brasil. The performance indicators used were the number of emergency trips and the number of hospitalizations. There was a reduction in both indicators, however, there is a need for improvements in the evaluation methodology to achieve more robust results.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )