39 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Internacional em Língua Portuguesa

 ISSN 2182-4452 ISSN 2184-2043

ALBUQUERQUE, Davi Borges de. A aula de PLNM com enfoque comunicativo: o ensino de vocabulário e o lugar do dicionário. []. , 39, pp.33-54.   25--2022. ISSN 2182-4452.  https://doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2021.39/pp.33-54.

^a

O objetivo deste artigo é discutir o ensino de vocabulário e sua relação com o uso do dicionário, bem como outras técnicas e estratégias de aprendizagem na aula de Português Língua Não Materna (PLNM), orientada pela abordagem e métodos comunicativos. Assim, são discutidos alguns aspectos teóricos da importância do uso do dicionário e do aprendizado de vocabulário em língua estrangeira, bem como é apresentada uma proposta de atividade comunicativa que contemple tanto o uso do dicionário, quanto a aprendizagem do vocabulário na sala de aula de PLNM. Finalmente, como não há um consenso entre os pesquisadores em relação aos efeitos que o uso do dicionário pode causar no aprendente de uma língua estrangeira, considera-se, com base que no que exposto no texto, que o uso do dicionário (monolíngue ou bilíngue) na aula de PLNM é importante, desde que o aluno seja ensinado a consultá-lo e utilize-o apenas como um auxílio em sua aprendizagem, para não se tornar dependente, fazendo com que possa atrapalhar seu desenvolvimento na língua-alvo, no caso, o português.

^lpt^a

This article objective is to discuss vocabulary teaching and its relation to dictionary use and other learning techniques and strategies in Portuguese as a Non-Native Language (PNNL) class, guided by communicative methods. Thus, some theoretical aspects regarding the importance of dictionary use and vocabulary learning in foreign language learning are discussed, as well as a proposal for communicative task that contemplates both the use of dictionary and vocabulary learning in PNNL classroom. Finally, as there is no consensus among researchers on how dictionary use can affect foreign language student, it is considered that the use of the dictionary (monolingual or bilingual) in PNNL class is important, as long as the student is taught how to consult it and use it only as a tool for learning, in order to not become dependent, causing him to hinder his development in the target language, in this case, the Portuguese.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )