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Revista Internacional em Língua Portuguesa

 ISSN 2182-4452 ISSN 2184-2043

NUNES, Ana    MATOS, Maria Isabel. Análise de quatro manuais atualmente disponíveis para o ensino de português como língua estrangeira. []. , 39, pp.103-128.   25--2022. ISSN 2182-4452.  https://doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2021.39/pp.103-128.

Apesar dos novos recursos tecnológicos, o manual didático para o ensino de línguas estrangeiras ainda é um instrumento privilegiado; orienta sobre os conteúdos do programa, sobre as competências a desenvolver, e permite controlar os progressos das aprendizagens. Os manuais adquiriram novas responsabilidades junto dos seus utilizadores. Mudam os tempos, mudam os desafios e as exigências. Ensinar conteúdos linguísticos não é suficiente. Um manual tem de ser facilitador do desenvolvimento de competências. A escolha de um manual deve ser criteriosa. Dos resultados da análise de 4 manuais usados para o ensino de português língua estrangeira (PLE), conclui-se que quase todos privilegiam o estudo da gramática, mas propõem também atividades para o desenvolvimento de uma competência comunicativa, procurando adaptar-se às modernas pedagogias de ensino, modernizando-se, tornando-se mais apelativos. Outros ainda adotam as metodologias mais tradicionais. Porém, todos se apresentam num formato tradicional, recorrendo pouco ao potencial das novas tecnologias.

: manual didático; português língua estrangeira; metodologias de ensino; comunicativa.

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