42 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Internacional em Língua Portuguesa

 ISSN 2182-4452 ISSN 2184-2043

OLIVEIRA, Ana Maria Urquiza de. Leitura e recursos linguísticos no ensino remoto como aporte para a saúde emocional. []. , 42, pp.89-105.   30--2022. ISSN 2182-4452.  https://doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2022.42/pp.89-105.

O artigo trata do ensino remoto no período de pandemia da Covid-19. Objetiva observar como acontece a construção da nova relação do aluno com a aprendizagem, do professor com o ensino remoto e a situação socioemotiva dos envolvidos no processo. A base teórica é dos estudos do discurso Bakhtin (2003), da Sociolinguística, Bagno (1999, 2019), Mendes (2018), Lucchesi (2006); aluno sujeito ativo, Freire (1988, 2001, 2006); necropolítica Mbembe (2016) e necrolinguagem Lagares (2021); educação socioemocional Cury (2019) e o ensino de português, Geraldi (2011), Soares (2020). Examinamos o material enviado às famílias via portal da educação, o caderno Construindo Aprendizagens e as trocas entre professores e famílias via whats app. Os resultados mostram que professores têm se reinventado para alcançar os alunos e, embora de forma limitada, garantir o direito à educação, utilizando a tecnologia - através do celular - como oportunidade de promover a empatia, reconhecendo e respeitando diversas vozes, levantando questões emocionais, ensinando os alunos - a brincar, aprender divertindo-se, tendo a leitura como base.

: ensino remoto; leitura; saúde emocional; recursos linguísticos.

        ·     · |     · ( pdf )