42 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Internacional em Língua Portuguesa

 ISSN 2182-4452 ISSN 2184-2043

VICENTE, Bianca Isabel Costa et al. Literacia Radiológica: o que os utentes sabem sobre radiação ionizante?. []. , 42, pp.107-120.   30--2022. ISSN 2182-4452.  https://doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2022.42/pp.107-120.

^a

A exposição a fontes de radiação para fins médicos é uma componente essencial e estabelecida na prática médica que apresenta benefícios inquestionáveis, mas também riscos associados. Como tal, é necessária a sensibilização da população para a perceção dos riscos de forma a melhorar os seus níveis de literacia. Através de um estudo descritivo-correlacional pretendeu-se avaliar o conhecimento dos utentes sobre a radiação ionizante e os seus potenciais efeitos. Foi adotado um método de amostragem não probabilístico acidental, e a amostra foi constituída por 181 utentes. Face aos resultados atingidos, foi possível concluir que, apesar de a maioria dos utentes apresentar conhecimentos básicos acerca das radiações ionizantes e das técnicas imagiológicas que as utilizam, existe carência e necessidade de prestação de esclarecimentos acerca dos procedimentos imagiológicos bem como dos riscos e benefícios inerentes à sua realização. Constatou-se também que o grau de conhecimento acerca da temática em questão depende da faixa etária, verificando-se uma maior literacia radiológica em indivíduos mais jovens. Apesar dos resultados relativamente favoráveis do estudo, considera-se necessária a adoção de estratégias de comunicação da informação adequadas que contribuam para o incremento da literacia radiológica da população.

^lpt^a

Exposure to radiation sources for medical purposes is an essential and established component of medical practice with unquestionable benefits but also associated risks. As such, it is necessary to raise the population’s awareness of the risks to improve their levels of literacy. Through a descriptive-correlational study, we aimed to assess the individual’s knowledge about ionizing radiation and its potential effects. An accidental non- probability sampling method was adopted, and the sample consisted of 181 individuals. Given the results obtained, it was possible to conclude that, although most individuals present basic knowledge about ionizing radiation and the imaging techniques that use it, there is a lack of information and a need for clarification about the imaging procedures, as well as the risks and benefits associated to its performance. It was also found that the degree of knowledge on the subject depends on the age-group, with greater radiological literacy being found in young individuals. Although the relatively favorable results of this study, the adoption of appropriate information communication strategies that may contribute to the increase of radiological literacy of the population is considered necessary.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )