43 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Internacional em Língua Portuguesa

 ISSN 2182-4452 ISSN 2184-2043

JAMBE, José Fernando Saide. Estratégias de comunicabilidade em publicidades radiofónicas: Vectores para a monetização das Rádios Comunitárias da Província de Nampula­Moçambique. []. , 43, pp.13-24.   22--2023. ISSN 2182-4452.  https://doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2023.43/pp.13-24.

^a

As Rádios Comunitárias em Moçambique surgiram há aproximadamente duas décadas e foram criadas sem fins lucrativos. O principal objectivo destas Rádios é o de veicular informações sobre as vivências dos membros da comunidade, destacando-se as campanhas agrícolas, as campanhas da saúde pública, a cultura, a política, a educação e a governação local. Porém, há desafios enormes na sustentabilidade dos projectos de cada Rádio Comunitária, por isso encontram a criação de spots publicitários sobre as actividades económicas locais como forma de angariação de fundos para a sustentação das suas actividades. Daí que surgiu a seguinte questão de partida: Até que ponto é que a adopção de estratégias de comunicabilidade adequadas em publicidades radiofónicas ajuda na monetização das Rádios Comunitárias da Província de Nampula-Moçambique? Em termos metodológicos, fez-se um estudo empírico no distrito de Murrupula, abarcando `a população constituída por funcionários da Rádio Comunitária local com o objectivo principal de compreender como é que a adopção de estratégias de comunicabilidade adequadas na elaboração de spots publicitários radiofónicos ajuda na monetização da Rádio Comunitária de Murrupula, na Província de Nampula-Moçambique. O trabalho será constituído pelos seguintes elementos: Resumo, introdução, Revisão da literatura, Metodologia, Resultados da pesquisa, considerações finais e referências bibliográficas.

^lpt^a

Abstract

Community Radios in Mozambique emerged approximately two decades ago and were created on a non-profit basis. The main objective of these Radios is to transmit information about the experiences of the members of the community, with emphasis on agricultural campaigns, public health campaigns, culture, politics, education and local governance. However, there are huge challenges in the sustainability of the projects of each Community Radio, which is why they find the creation of publicity spots on local economic activities as a way of raising funds to support their activities. Hence, the following starting question arose: To what extent does the adoption of adequate communicability strategies in radio advertising help monetize Community Radios in the Province of Nampula-Mozambique? In methodological terms, an empirical study was carried out in the district of Murrupula, covering a population made up of employees of the local Community Radio, with the main objective of understanding how the adoption of adequate communicability strategies in the elaboration of radio advertising spots helps in the monetization of the Murrupula Community Radio, in the Province of Nampula, Mozambique. The work will consist of the following elements: Abstract, introduction, Literature review, Methodology, Research results, final considerations and bibliographical references.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )