43 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Internacional em Língua Portuguesa

 ISSN 2182-4452 ISSN 2184-2043

JAMBE, José Fernando Saide. Estratégias de comunicabilidade em publicidades radiofónicas: Vectores para a monetização das Rádios Comunitárias da Província de Nampula­Moçambique. []. , 43, pp.13-24.   22--2023. ISSN 2182-4452.  https://doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2023.43/pp.13-24.

As Rádios Comunitárias em Moçambique surgiram há aproximadamente duas décadas e foram criadas sem fins lucrativos. O principal objectivo destas Rádios é o de veicular informações sobre as vivências dos membros da comunidade, destacando-se as campanhas agrícolas, as campanhas da saúde pública, a cultura, a política, a educação e a governação local. Porém, há desafios enormes na sustentabilidade dos projectos de cada Rádio Comunitária, por isso encontram a criação de spots publicitários sobre as actividades económicas locais como forma de angariação de fundos para a sustentação das suas actividades. Daí que surgiu a seguinte questão de partida: Até que ponto é que a adopção de estratégias de comunicabilidade adequadas em publicidades radiofónicas ajuda na monetização das Rádios Comunitárias da Província de Nampula-Moçambique? Em termos metodológicos, fez-se um estudo empírico no distrito de Murrupula, abarcando `a população constituída por funcionários da Rádio Comunitária local com o objectivo principal de compreender como é que a adopção de estratégias de comunicabilidade adequadas na elaboração de spots publicitários radiofónicos ajuda na monetização da Rádio Comunitária de Murrupula, na Província de Nampula-Moçambique. O trabalho será constituído pelos seguintes elementos: Resumo, introdução, Revisão da literatura, Metodologia, Resultados da pesquisa, considerações finais e referências bibliográficas.

: estratégias de comunicabilidade; publicidade; monetização; Rádios Comunitárias..

        ·     · |     · ( pdf )