43 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Internacional em Língua Portuguesa

 ISSN 2182-4452 ISSN 2184-2043

MABIALA, Joel Mateus Cabeia    PAIVA, Ariane Parente. Comunicação e inclusão: novos usos da língua para uma linguagem neutra. []. , 43, pp.45-65.   22--2023. ISSN 2182-4452.  https://doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2023.43/pp.45-65.

^a

Em forma de ensaio, faz-se uma reflexão atualizada sobre os processos sociais, culturais e políticos que surgem e têm impactado a comunicação em português nas formas oral e escrita. São processos que nascem especialmente sob o propósito de fortalecer a comunicação e gerar melhores resultados de inclusão e equidade, a exemplo dos sentimentos gerados e, em função deles, das novas apropriações e novos usos da língua para uma linguagem neutra de gênero. Numa perspectiva atualizada, que não se limita às normas gramaticais convencionais consolidadas no estudo do português, identificam-se outras formas de reconhecer e usar a língua, como algo vivo, em movimento, em que se atenta ao domínio e legitimação de formas de se comunicar e de promover uma maior socialização. Descrevem-se aqui quais são esses novos processos e seus elementos agentes de comunicação, desapegados da regra formal da língua, como se processam atualmente, sendo de um lado, aceitos e legitimados por diferentes grupos sociais (media, social media, organizações e empresas privadas e públicas, escola e universidade), de outro lado, questionados e criticados por pais, educadores, estudiosos da língua e até grupos políticos.

^lpt^a

Abstract

In an essay format, an updated reflection is made on the social, cultural and political processes that arise and have impacted communication in Portuguese in oral and written forms. These are processes that are born especially with the purpose of strengthening communication and generating better results of inclusion and equity, like the feelings generated and due of them, the new appropriations and new uses of language for a gender-neutral language. In an updated perspective, which is not limited to the conventional grammatical norms consolidated in the study of Portuguese, other ways of recognizing and using the language are identified, as something alive, in movement, in which attention is paid to mastering and legitimizing ways of communicating and to promote greater socialization. These new processes and their communication agent elements are described here, detached from the formal rule of language, as they are currently processed, being, on the one hand, accepted and legitimized by different social groups (media, social media, organizations and private companies and public schools and universities), on the other hand, questioned and criticized by parents, educators, language scholars and even political groups.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )