44 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Internacional em Língua Portuguesa

 ISSN 2182-4452 ISSN 2184-2043

AMARAL, Gabriella Keren Silva; BETTIN, João Pedro Carvalho    FERREIRA, Letícia Buzá. “A Chegada” Pós-estruturalista: Cinema e Teoria de Relações Internacionais. []. , 44, pp.29-41.   14--2023. ISSN 2182-4452.  https://doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2023.44/pp.29-41.

^a

O presente artigo tem como base a importância do estudo teórico das Relações Internacionais e como recursos audiovisuais, tais como os filmes, podem contribuir para tal. Nesse sentido, a proposta do texto consiste em uma análise do filme “A Chegada”, de 2016, ancorada nas ponderações pós-estruturalistas na teoria de Relações Internacionais. Sendo assim, foram mobilizados o filme e colocações teóricas de David Campbell, além de alguns conceitos advindos da Linguística, com objetivo de articular mídia e teoria. Desse modo, é possível aprofundar o conhecimento de tal debate teórico a partir de um caso fictício, permitindo a aproximação de teoria e possibilidades de interpretação em determinado cenário. Ademais, reforça-se, assim, a importância do audiovisual como assistência no ensino e na formação de futuros analistas das Relações Internacionais, já que esse recurso promove potencialidades que estimulam o uso da teoria nas mais diversas situações.

^lpt^a

This article is based on the importance of the theoretical study of International Relations and how audiovisual resources, such as films, can contribute to this. In this sense, the proposal of the text consists of an analysis of the film “Arrival”, from 2016, anchored in poststructuralist considerations in the theory of International Relations. Thus, the film and theoretical statements by David Campbell were mobilized, as well as some concepts from Linguistics, with the aim of articulating media and theory. In this way, it is possible to deepen the knowledge of such theoretical debate from a fictitious case, allowing the approximation of theory and possibilities of interpretation in a given scenario. Furthermore, it reinforces the importance of the audiovisual as an assistance in the teaching and training of future analysts of International Relations, since this resource promotes potentialities that stimulate the use of theory in the most diverse situations.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )