44 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Internacional em Língua Portuguesa

 ISSN 2182-4452 ISSN 2184-2043

LOIOLA, Mateus Mota    LINGNAU, Coutinho Carina Merkle. O discurso da inovação: um estudo de caso na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Francisco Beltrão (UTFPR-FB), Brasil. []. , 44, pp.57-68.   14--2023. ISSN 2182-4452.  https://doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2023.44/pp.57-68.

^a

Michel Foucault foi um importante filósofo do século XX. Muitos de seus pensamentos ainda são importantes para se pensar a sociedade, conforme o conceito de dispositivo tomado por esta pesquisa. Este trabalho tem como objetivo analisar a relação do dispositivo foucaultiano com as metodologias ativas utilizadas na UTFPR-FB (Universidade Tecnológica do Paraná, Campus Francisco Beltrão). Adotamos os conceitos de discurso, dispositivo e metodologias ativas com base em exemplos de sala de aula da universidade. Para a metodologia da pesquisa utilizamos revisão bibliográfica e documental acompanhada de discussão teórica. Como mostra a análise, concluímos que a UTFPR-FB utiliza recursos que criam dispositivos, que associam a universidade a uma metodologia de ensino inovadora e com foco nas metodologias ativas mais recursos tecnológicos. Este é um vínculo questionável, pois no cotidiano desta universidade as metodologias se apresentam como ferramentas que auxiliam, mas não substituem, os métodos convencionais de ensino. Além disso, verificamos que os investimentos federais vêm diminuindo consideravelmente e como resultado muitos equipamentos e estruturas não conseguem oferecer as condições mínimas para o desenvolvimento e aplicação de novas metodologias inseridas em ambiente tecnológico atualizado.

^lpt^a

Michel Foucault was an important twentieth century philosopher. Many of his thoughts are still important to think about the society, as the concept of device taken for this research. This paper aims to analyze the relationship between the foucaultian device with the active methodologies used at UTFPR-FB (Technological University of Paraná, Francisco Beltrão Campus). We adopt the concepts of discourse, device and active methodologies based on classroom examples of the university. For the methodology of the research we use bibliographic and documentary review along with theoretical discussion. As the analysis shows, we conclude that UTFPR-FB uses resources that create devices, which associate the university to an innovative teaching methodology and focus on the active methodologies plus technological resources. This is a questionable link since in the daily life of this university methodologies are present as tools that aid, but do not replace, conventional teaching methods. In addition, we found that federal investments have been decreasing considerably and as a result many equipment and structures are not able to offer the minimum conditions for the development and application of new methodologies inserted in an updated technological environment.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )