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Comunicação e Sociedade

 ISSN 1645-2089 ISSN 2183-3575

GARCIA, Andreia    EIRO-GOMES, Mafalda. Comunicação Para a Saúde em Tempos de Pandemia: A Perspetiva dos Utentes do Serviço Nacional de Saúde. []. , 40, pp.189-203.   20--2021. ISSN 1645-2089.  https://doi.org/10.17231/comsoc.40(2021).3250.

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A doença covid-19, originada pela infeção com o novo coronavírus (SARS-CoV-2), introduziu numerosos desafios globais de comunicação para a saúde. A necessidade de mudança de comportamentos, como a utilização de máscara, a higienização das mãos ou o distanciamento social, tornou-se um imperativo por forma a evitar a propagação desta doença. Os cuidados de saúde primários, pela sua abrangência populacional, em todo o território português, e quase gratuitidade, desempenham um papel central na prestação de cuidados de saúde, sendo o contacto preferencial entre as pessoas e os serviços de saúde. O objetivo principal deste estudo foi analisar, na perspetiva dos utentes do Serviço Nacional de Saúde, qual o contributo dos agrupamentos de centros de saúde, instituições responsáveis pelos cuidados de saúde primários, na comunicação para a saúde a propósito da covid-19. Os dados foram recolhidos por questionário online a 904 utentes do Serviço Nacional de Saúde, residentes nos 18 distritos de Portugal, entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021. A nossa pesquisa confirmou que os agrupamentos de centros de saúde foram a fonte de informação menos procurada pelos utentes para adquirir conhecimento sobre a covid-19. Os participantes neste estudo revelaram também não ter recebido qualquer informação sobre o novo coronavírus por parte do seu centro de saúde (80%), embora desejassem ter sido contatados, preferencialmente por email (87,2%), telefone/telemóvel (36,5%) ou correio (20,2%).

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The covid-19 disease, caused by infection with the novel coronavirus (SARS-CoV-2), has introduced numerous global health communication challenges. The need for behavioral change, such as mask-wearing, hand washing, or social distancing, has become imperative to prevent the spread of this disease. Primary health care, due to its population coverage throughout the Portuguese territory and almost free of charge, plays a central role in health care provision, being the preferred contact between people and health services. The main objective of this study was to analyze, from the perspective of users of the Portuguese national health service (NHS; Serviço Nacional de Saúde, SNS), the contribution of the health center clusters, institutions responsible for primary health care in health communication regarding covid-19. Data were collected by online questionnaire from 904 users of the national health service residing in the 18 districts of Portugal between December 2020 and January 2021. Our research confirmed that health center clusters were the source of information the least sought after by users to learn about covid-19. Participants in this study also revealed that they had not received any information about the new coronavirus from their health center (80%), although they wished to have been contacted, preferably by email (87.2%), phone/mobile (36.5%), or mail (20.2%).

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