44 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Onconews

 ISSN 1646-7868 ISSN 2183-6914

SANTOS, Albertina et al. ACESSO VENOSO CENTRAL DE INSERÇÃO PERIFÉRICA E TOTALMENTE IMPLANTADO - MANIPULAÇÃO E OTIMIZAÇÃO. []. , 44, pp.6-11.   29--2022. ISSN 1646-7868.  https://doi.org/10.31877/on.2022.44.01.

Os tratamentos em oncologia têm vindo a aumentar, tanto em número como em complexidade. A existência de um acesso vascular central seguro e adequado à terapêutica a realizar é fundamental, promovendo a melhor prática no cuidado ao doente com cancro.

O cateter venoso central totalmente implantado permite a administração segura de terapêuticas antineoplásicas com baixo risco de complicações e um impacto positivo na qualidade de vida da pessoa com patologia oncológica. Mais recentemente, o cateter central de inserção periférica sendo menos invasivo, tem demonstrado benefícios comprovados para o doente e para a gestão de cuidados de saúde. No entanto, ainda necessita de maior divulgação.

Apesar de existirem várias recomendações internacionais referentes à manutenção e otimização dos acessos vasculares centrais, ainda persistem dúvidas na prática clínica. Este facto, motivou esta pesquisa bibliográfica para desenvolver competências nesta área de intervenção.

: Acesso venoso; CVCTI; PICC; Cateter; Boas práticas..

        · |     · |     · ( pdf )