46 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Onconews

 ISSN 1646-7868 ISSN 2183-6914

MAGALHAES, Bruno et al. EXPERIÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS MÓVEIS EM PESSOAS COM DOENÇA ONCOLÓGICA DURANTE O TRATAMENTO DE QUIMIOTERAPIA: PROTOCOLO DE REVISÃO SISTEMÁTICA QUALITATIVA. []. , 46, e093.   01--2023. ISSN 1646-7868.  https://doi.org/10.31877/on.2023.46.02.

Introdução:

A identificação da perceção ou experiências associadas à utilização de aplicativos móveis (mHealth) durante o tratamento de quimioterapia é essencial para garantir o envolvimento do doente e fundamental no processo de desenvolvimento deste tipo de soluções. Com a realização do presente estudo pretende-se sintetizar o conhecimento produzido acerca das perceções ou experiências das pessoas com doença oncológica resultantes do uso de aplicativos móveis, utilizados durante o tratamento de quimioterapia.

Critérios de Inclusão:

A revisão considerará estudos primários com abordagem metodológica de índole qualitativa que explorem as perceções ou experiências de doentes adultos, em tratamento exclusivo de quimioterapia, acerca da utilização de aplicativos móveis usados como suporte durante o tratamento de quimioterapia. Serão considerados todos os trabalhos publicados em inglês, francês, espanhol ou português, até 31 de dezembro de 2022.

Métodos:

A revisão será conduzida de acordo com a metodologia JBI para revisões sistemáticas de evidências qualitativas. Recorrer-se-á às bases de dados eletrónicas MEDLINE®, CINAHL®, Psychology and Behavioral Sciences Collection, Scopus® e Cochrane Library empregando os respetivos termos-chave e operadores booleanos para a identificação dos estudos primários. A extração dos dados será realizada através de uma ferramenta desenvolvida pelos investigadores, com base no modelo da JBI (JBI QARI Data Extraction Tool for Qualitative Research). Os dados extraídos serão, sempre que possível, agrupados usando uma abordagem de meta-agregação. O resumo das constatações será apresentado com recurso ao ConQual de forma a avaliar-se a confiança nos achados.

Número de registo da revisão sistemática: PROSPERO (CRD42020213811).

: Neoplasias; Agentes antineoplásicos; Experiências; Aplicações Móveis; Revisão sistemática.

        ·     · |     · ( pdf )