46 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Onconews

 ISSN 1646-7868 ISSN 2183-6914

FRADE, Ana Inês de Almeida et al. REMOÇÃO DA CÂNULA DE TRAQUEOTOMIA EM DOENTES COM CANCRO DE CABEÇA E PESCOÇO SUBMETIDOS A CIRURGIA: REVISÃO SISTEMÁTICA RÁPIDA. []. , 46, e0138.   01--2023. ISSN 1646-7868.  https://doi.org/10.31877/on.2023.46.04.

Introdução:

A traqueostomia é habitualmente utilizada em doentes com cancro de cabeça e pescoço submetidos a cirurgias major.

Objetivo:

Identificar as intervenções de enfermagem no processo de remoção da cânula com segurança em doentes submetidos a cirurgia oncológica de cabeça e pescoço.

Métodos:

Revisão sistemática rápida no MEDLINE e CINHAL, janeiro de 2023.

Resultados:

Sete estudos preencheram os critérios de inclusão. As intervenções de enfermagem foram agrupadas em: antes, durante e após a remoção da cânula.

Conclusão:

A revisão da literatura mostra a necessidade de um processo de enfermagem estruturado que apoie a remoção segura da cânula. A equipa deve garantir que o motivo da realização da traqueotomia esteja resolvido e que nenhum procedimento anestésico ou cirúrgico esteja previsto para breve. Estes são alguns dos fatores essenciais, associados ao estado de consciência, cuff desinsuflado e tolerância à oclusão da cânula de traqueotomia, antes da sua remoção. A literatura destaca a necessidade de equipas experientes, incluindo enfermeiros, para garantir que o processo de remoção da cânula seja seguro.

: Cancro de Cabeça e Pescoço; remoção da cânula; Enfermagem Oncológica; Traqueotomia; Segurança do paciente; Cuidados de Enfermagem.

        ·     ·     · ( pdf )