16SIMONE WEIL Y LAS CAUSAS DE LA LIBERTAD Y LA OPRESIÓN SOCIAL 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Internacional CONSINTER de Direito - Publicação Oficial do Conselho Internacional de Estudos Contemporâneos em Pós-Graduação

 ISSN 2183-6396 ISSN 2183-9522

CARVALHO, Celia    NOGUEIRA, Jozelia. ANÁLISE DA CONSTITUCIONALIDADE E DAS CONSEQUÊNCIAS DA LEI COMPLEMENTAR 194/2022 NO FEDERALISMO BRASILEIRO NA PERSPECTIVA DOS GOVERNOS SUBNACIONAIS. []. , 16, pp.241-258.   01--2023. ISSN 2183-6396.  https://doi.org/10.19135/revista.consinter.00016.09.

O estudo promove análise do princípio federativo e da competência da União para editar Leis Complementares contendo normas gerais em matéria tributária para tributos de competência dos entes subnacionais. Será utilizado o método dedutivo. A partir dos limites da atuação da União e da observância dos princípios e normas constitucionais, serão avaliados os impactos da Lei Complementar 194/2022 nas finanças dos governos subnacionais e suas consequências para o pacto federativo. Parte-se da hipótese de que as alterações promovidas por essa Lei, com vigência imediata, prejudicam a arrecadação das receitas tributárias de ICMS e o cumprimento do planejamento contido nas Leis Orçamentárias em execução, agravando a situação financeira dos governos subnacionais, contribuindo para a desconstrução do pacto federativo. A Lei Complementar definiu como essenciais algumas mercadorias tributadas pelos Estados (receitas partilhadas com Municípios) e exigiu dessa esfera de governo, indiretamente, automática redução das alíquotas praticadas, sem tempo para as devidas adequações e sem a devida compensação pelas perdas de receitas. Por meio de pesquisa bibliográfica e jurisprudencial, jurídica e econômica foi possível analisar a legalidade, as competências, a observância ou violação dos princípios constitucionais e as consequências financeiras para os entes subnacionais. A União, com a edição da LC n.194/2022, sem participação dos Estados brasileiros, violou os princípios federativo e da autonomia dos entes subnacionais, da segurança jurídica, da legalidade e da competência federativa. A discussão sobre o Pacto Federativo ganha relevância, assim como a necessidade de a União compensar os entes federados pelas perdas.

: Federalismo; Lei Complementar; Normas gerais; Tributário; Competência..

        ·     · |     · ( pdf )