12 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Vista. Revista de Cultura Visual

 ISSN 2184-1284

MELO, Catarina    LOPES, Felisbela. A Influência da Emoção no Jornalismo Humanitário: A Perspetiva dos Fotojornalistas Portugueses na Ucrânia. []. , 12, e023009.   30--2024. ISSN 2184-1284.  https://doi.org/10.21814/vista.4660.

^a

Imersos num contexto de emergência social, o conceito de jornalismo humanitário (Bunce et al., 2019, 2022) reveste-se, na atualidade, de novos contornos que lhe conferem uma pertinência e vitalidade até agora negligenciadas. Neste artigo analisamos o seu significado, indagando a influência da emoção na construção da informação humanitária, o que fazemos através de um inquérito aplicado junto de um conjunto de 12 fotojornalistas portugueses, enviados à Ucrânia, nos primeiros meses do conflito, entre fevereiro e abril de 2022, e que, aquando do seu regresso, expuseram parte do seu trabalho na iniciativa Diakuyu- Obrigado, promovida pela Sociedade Portuguesa de Autores e pela associação cultural, CC11. A exposição foi aberta ao público a 20 de maio na Galeria Carlos Paredes, com a curadoria de Alexandre Almeida, a partir de uma seleção de fotografias de Adriano Miranda, André Luís Alves, Daniel Rodrigues, Eduardo Leal, João Porfírio, Miguel A. Lopes, Miguel Manso, Nuno Veiga, Paulo Nunes dos Santos, Rui Caria, Rui Duarte Silva e Tiago Miranda. Partindo da premissa que a emoção desempenha um papel controverso e labiríntico no jornalismo, o estudo reflete a complexidade em torno do lugar que deverá assumir a emoção no contexto da reportagem jornalística, bem como a admissibilidade do fotojornalista reconhecer o seu ponto de vista perante a realidade observada.

^lpt^a

Immersed in a context of social emergency, the concept of humanitarian journalism (Bunce et al., 2019, 2022) currently takes on new contours that give it a hitherto neglected pertinence and vitality. This article examines humanitarian journalism's significance by exploring emotion's impact in constructing humanitarian information. Our investigation is based on a survey conducted with a group of 12 Portuguese photojournalists deployed to Ukraine in the first months of the conflict, between February and April 2022. After their return, they showcased part of their work in the initiative Diakuyu - Obrigado, promoted by the Sociedade Portuguesa de Autores and the cultural association CC11. The exhibition opened to the public on May 20 at Galeria Carlos Paredes, curated by Alexandre Almeida, with a selection of photographs by Adriano Miranda, André Luís Alves, Daniel Rodrigues, Eduardo Leal, João Porfírio, Miguel A. Lopes, Miguel Manso, Nuno Veiga, Paulo Nunes dos Santos, Rui Caria, Rui Duarte Silva and Tiago Miranda. The study examines the intricate and debatable role of emotion in journalism, focusing on the complexity of its position within journalistic reporting and whether photojournalists should be allowed to acknowledge their own perspectives in relation to the observed reality. The study reflects the complexity around the role that emotion should take in journalistic reporting and the admissibility of the photojournalist recognising their perspective before the observed reality.

^len

: .

        · | |     · | |     · ( pdf ) | ( pdf )