17 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


New Trends in Qualitative Research

 ISSN 2184-7770

NASCIMENTO, Marcelo do et al. Avaliação Qualitativa dos Níveis Cognitivos Alcançados por meio da Atividade Experimental Problematizada (AEP) e Analisados pelo Software Pnota. []. , 17, e846.   01--2023. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e846.

O presente trabalho tratou de determinados princípios da Termoquímica a partir da Aprendizagem Significativa, com abordagem teórica-metodológica da Atividade Experimental Problematizada (AEP) no desenvolvimento de habilidades cognitivas, na perspectiva da Taxonomia de Bloom Revisada (TBR). A pesquisa foi do tipo pesquisa-intervenção, com abordagem qualitativa, utilizando o instrumento de avaliação dos conhecimentos analisados pelo Software Pnota de determinados princípios de Termoquímica sobre AprendizagemSignificativa nos estudantes de uma turma de 2ª série da Escola Estadual de Ensino Fundamental e MédioHunneyEverestPiovesan, no município de Cariacica-ES. O tratamento qualitativo dos dados da pesquisa foi realizado por meio do Software pNota e os resultados apresentados demonstraram que os estudantes em questão desenvolveram habilidades cognitivas na aquisição de conhecimento de certos princípios da Termoquímica em termos de lembrar, entender, aplicar, analisar e avaliar, dentre outros, evidenciando com maior alcance uma aprendizagem significativa crítica, chegando até o nível da dimensão do processo cognitivo Criar da TBR.Esse software foi gerado por meio do uso da Inteligência Artificial para fins de avaliação qualitativa complementar.

: Princípios de Termoquímica; Aprendizagem Significativa; Atividade Experimental Problematizada; Inteligência Artificial; Software pNota..

        ·     · |     · ( pdf )