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New Trends in Qualitative Research

 ISSN 2184-7770

CARVALHO, Elisabete Mesquita Peres de et al. Acolhimento à Demanda Espontânea: Percepção dos Enfermeiros da Atenção Primária à Saúde. []. , 18, e852.   30--2023. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.18.1023.e852.

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Introdução: O acolhimento é uma prática presente nas relações de cuidado, entre trabalhadores de saúde e usuários, nos atos de receber e escutar as pessoas, sendo um mecanismo de ampliação e facilitação do acesso. Objetivos: Compreender, na percepção dos enfermeiros que atuam na Atenção Primária à Saúde, como ocorre o processo de acolhimento nas Unidades Básicas de Saúde da Região Norte do Distrito Federal. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório de cunho qualitativo, realizado com 33 enfermeiros. A coleta de dados ocorreu no período de 10 de outubro a 30 de novembro de 2022. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Resultados: Foi possível encontrar dois núcleos de sentido que foram divididos em duas categorias: 1- processo de trabalho do enfermeiro no atendimento à demanda espontânea; e 2-necessidades de aprendizagem na percepção do enfermeiro. Conclusões: Verificou-se a necessidade de ampla divulgação dos documentos norteadores com as atividades a serem desenvolvidas pelo enfermeiro do acolhimento, com clareza dos fluxos e dos papéis de cada profissional, além de ampla capacitação de todos os profissionais, definição de matriz de alinhamento da equipe ou equipes ESF em cada UBS com o enfermeiro do acolhimento, a fim de que sejam estabelecidas a organização e a condução do processo de acolhimento com base nas necessidades do território e na organização interna da equipe.

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Introduction: Welcoming is a practice present in care relationships, between health workers and users, in the acts of receiving and listening to people, being a mechanism for expanding and facilitating access. Objectives: Understand, in the perception of nurses who work in Primary Health Care, how the reception process occurs in Basic Health Units in the North Region of the Federal District. Methods: This is a descriptive, exploratory qualitative study, carried out with 33 nurses. Data collection took place from October 10 to November 30, 2022. Data were analyzed using Bardin's content analysis: pre-analysis, material exploration and treatment of results, inference and interpretation. Results: It was possible to find two core meanings that were divided into two categories: 1- The nurse's work process in meeting spontaneous demand and 2- Learning needs in the nurse's perception. Conclusions: There was a need for wide dissemination of guiding documents with the activities to be developed by the reception nurse, clearly of the flows and roles of each professional, besides wide training of all professionals, Definition of team alignment or teams in each UBS with the host nurse, in order to establish the organization and conduct of the reception process based on the needs of the territory and the internal organization of the team.

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