18 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


New Trends in Qualitative Research

 ISSN 2184-7770

CUNHA, Carmen. Estudo de Caso na Investigação em Enfermagem de Saúde Pública. []. , 18, e823.   30--2023. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.18.2023.e823.

^a

Introdução. Estudo de investigação qualitativa, na área da saúde, na perspetiva da enfermagem de saúde comunitária e de saúde pública, centrado num Agrupamento de Centros de Saúde, com foco na sua Unidade de Saúde Pública; Objetivos. Apresentar competências e descrever intervenções dos enfermeiros especialistas de enfermagem comunitária e de saúde pública, no seu contexto; Métodos. Abordagem qualitativa na modalidade de estudo de caso, recolha de dados através de entrevistas, observação direta e análise documental, tratamento dos dados realizado no software MAXQDA2020, e análise com recurso a uma matriz interpretativa dos dados, composta por duas estratégias e duas técnicas de análise; Resultados. Apesar de não terem a mesma relação com todas as competências, a maioria leva-as à prática. Estão conscientes de que as suas intervenções correspondem às suas competências, mesmo não estando envolvidos, da mesma forma, com todas. A prática dos enfermeiros concretiza-se em intervenções, multifacetadas, que evidenciam a sua grande disponibilidade para uma diversidade de atividades, sendo que as mais relevantes são a vigilância epidemiológica, mesmo que na vertente da vacinação, a gestão e a capacitação de grupos. Facilitam o seu desempenho, boa comunicação, funções bem definidas, melhores instalações e condições de trabalho. Conhecem os regulamentos da Ordem dos Enfermeiros, mas não tão bem as restantes normas a que estão sujeitos; Conclusões. Alguns desafios emergem desta investigação, com fortes implicações para a teoria e para a prática da enfermagem, em especial para a de saúde pública: devidamente valorizar estes enfermeiros, que deverão centrar-se mais nas suas atividades / intervenções, para se valorizarem a si próprios; “sair de muros”, para tornarem-se conhecidos e reconhecidos na comunidade; motivarem-se para a formação contínua, para poderem intervir como cidadãos politicamente participantes.

^lpt^a

Introduction. Qualitative research study in the health area, from the perspective of community health and public health nursing, centered on a Group of Health Centers, with a focus on its Public Health Unit; Goals. To present competences and describe interventions by specialist nurses in community and public health nursing, in their context; Methods. Qualitative approach in case study modality, data collection through interviews, direct observation and document analysis, data processing carried out in the MAXQDA2020 software, and analysis using an interpretative data matrix, composed of two strategies and two techniques of analysis; Results. Despite not having the same relationship with all the competences put most of them into practice. They are aware that their interventions correspond to their competences, even though they are not involved with all of them in the same way. Nurses' practice takes the form of multifaceted interventions, which demonstrate their great availability for a variety of activities, the most relevant of which are epidemiological surveillance, including vaccination, management, and training of groups. Facilitates their performance good communication, well-defined functions, better facilities and working conditions. They are aware of the regulations from the Order of Nurses, but not so well the other norms to which they are subject too; Conclusions. Some challenges emerge from this investigation, with strong implications for the theory and practice of nursing, in particular for public health nursing: properly valuate these nurses, who should focus more on their activities/interventions, in order to value themselves; “to get out of the walls”, to become known and recognized in the community; to be motivated for continuous training, to be able to intervene as a politically participating citizen.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )