18Dimensión Psicológica de los Estilos de Vida, en Adultos Mayores de Perú: Una Mirada desde las Vivencias y la Caracterización 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


New Trends in Qualitative Research

 ISSN 2184-7770

DOMINGUES, Sandra; FIGUEIREDO, Ana Rita    DIOGO, Paula. Repercussões da Pandemia Covid-19 no Desenvolvimento Infantil: Scoping Review. []. , 18, e906.   30--2023. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.18.2023.e906.

^a

Background: O mundo mudou após o ano de 2020 devido à pandemia provocada pelo vírus SARS-COV-2, que originou inúmeros desafios na saúde. Mundialmente foram implementadas medidas de contenção. Isto alterou o quotidiano das crianças/adolescentes que ficaram privados da convivência com os seus pares, da aprendizagem em regime presencial e da sensação de segurança (Rao e Fischer, 2021). É na interação entre as crianças e o ambiente que se processa o desenvolvimento de competências, assim, é pertinente questionar se as alterações vivenciadas tiveram consequências ao nível do desenvolvimento infantil. Métodos: Foi conduzida uma pesquisa em três passos, de acordo com o Joanna Briggs Institute (Peters et al., 2020). 1) Foi conduzida uma pesquisa na MEDLINE e na CINAHL, seguida de uma análise das palavras do título, abstract e palavras indexadas; 2) As palavras-chave e os termos indexados foram pesquisados em todas as bases de dados incluídas; 3) Foram pesquisadas as referências bibliográficas de todos os artigos incluídos. Resultados: Durante a pesquisa efectuada foram encontrados um total de 455 artigos, excluíndo duplicados. Após a leitura do título foram excluídos 420 resultados por não se enquadrarem no estudo, obtendo 35. Destes, posteriormente à leitura do resumo, foram excluídos 20 resultados, deixando 15 artigos para serem avaliados integralmente. Destes 11 foram incluídos no estudo, e após análise da lista de referências e recomendações dos peritos, foram incluídos 2 novos estudos, perfazendo um total de 13 estudos incluídos. Conclusão: Deverão ser conduzidos novos estudos no futuro por forma a lidar com os desafios a nível do desenvolvimento e que intervenções podem promover o desenvolvimento infantil. Devem ser implementados planos de saúde com as crianças/adolescentes e os seus cuidadores, guiando-os na promoção do desenvolvimento infantil numa óptica de parceria de cuidados com a equipa multidisciplinar.

^lpt^a

Background:The world has changed due to the pandemic SARS-COV-2, which led to multiple challenges. Containment measures have been implemented worldwide. This changed the daily lives of children who remained deprived of living with their peers, face-to-face learning, and a sense of security (Rao & Fischer, 2021). It is in the interaction between children and the environment that the development of skills takes place, so it is pertinent to question whether the changes experienced had consequences in child development. Methods: A three-step search strategy was conducted, according to the Joanna Briggs Institute (Peters et al., 2020). 1) A search of MEDLINE and CINAHL was undertaken, followed by an analysis of the words contained in the title, abstract and the index terms; 2) The keywords and index terms were searched across all the included databases; 3) Search of the reference lists of all the included articles. Findings: During the search performed, a total of 455 articles were found, excluding duplicates. After reading the title, 420 results were excluded because they did not fit the study, obtaining 35. Of these, after reading the abstract, 20 results were excluded, leaving 15 articles to be fully evaluated. Of these 11 were included in the study, and after reviewing the list of references and experts' recommendations, 2 new studies were included, making a total of 13 included studies. Conclusion: As implications for research, studies should be carried out that deal with the new challenges at the level of development and which interventions can promote child development. Health care plans should be built and implemented in partnership with the child/adolescent and their caregivers, to guide them in promoting child development, working in an integrated manner in the multidisciplinary team.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )