18 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


New Trends in Qualitative Research

 ISSN 2184-7770

CANUTO, Angela et al. Confrontando o Desconforto: Uma Análise de Utilização de Grupos Focais em Assuntos Sensíveis. []. , 18, e820.   30--2023. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.18.2023.e820.

^a

Introdução: A pesquisa qualitativa está intimamente relacionada com as experiências dos indivíduos, destacando-se a metodologia de Grupos Focais (GF) como uma de suas ferramentas. Assim, a abordagem da Síndrome do Intestino Irritável - sob a perspectiva da saúde mental e rebaixamento da qualidade de vida - valida-se como um tema sensível passível de debate através da utilização dos GF, haja vista seu potencial para criar um espaço acolhedor. Objetivo: Analisar a aplicação dos Grupos Focais na abordagem de assuntos sensíveis. Métodos: Trata-se de um estudo de caráter quali-quantitativo transversal que, mediante a pesquisa “Síndrome do Intestino Irritável em Estudantes de Medicina de uma Universidade Pública”, visa compreender a sintomatologia da doença entre os estudantes da instituição através da utilização dos Grupos Focais. Sendo assim, para direcionamento do debate, foram utilizados Grupos Focais, utilizando de perguntas inspiradas na Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HAD) e no questionário Short-Form 6 (SF-6D), o qual versa sobre a qualidade de vida. Resultados: Os resultados indicam que a pesquisa qualitativa permite a implantação de mais significado aos elementos quantitativos. A adesão à fase qualitativa da pesquisa foi baixa, sendo que muitos participantes desistiram por desconforto de debater hábitos intestinais. Durante as conversas individuais, criou-se um ambiente acolhedor, permitindo que os participantes se sentissem confortáveis em compartilhar detalhes de temas íntimos. Já nos GF, os participantes utilizaram o humor para falar sobre assuntos constrangedores. Os resultados indicam que os distúrbios gastrointestinais afetam a saúde mental e o desempenho acadêmico dos estudantes universitários. Considerações finais: Foi notória a alta significância da metodologia de Grupos Focais on-line, haja vista a obtenção detalhada de de informações sobre as perspectivas dos participantes, as quais são pertinentes ao resultado da pesquisa. Ademais, foi observado o Grupo Focal como um ambiente acolhedor, de partilha de assuntos intimistas e experiências.

^lpt^a

Introduction: Qualitative research is closely related to individuals' experiences, with the methodology of Focus Groups (FG) standing out as one of its tools. Thus, the approach to Irritable Bowel Syndrome - from the perspective of mental health and decreased quality of life - is validated as a sensitive topic open to debate through the use of FGs, given its potential to create a welcoming space. Goals: To analyze the application of Focus Groups in addressing sensitive subjects. Methods: This is a cross-sectional qualitative-quantitative study that aims to understand the symptomatology of Irritable Bowel Syndrome among medical students of a public university through the use of Focus Groups, as part of the research project "Irritable Bowel Syndrome in Medical Students of a Public University". In order to guide the discussion, Focus Groups were conducted using questions inspired by the Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS) and the Short-Form 6 (SF-6D) questionnaire, which assesses quality of life. Results: The results indicate that qualitative research allows for the incorporation of more meaning to quantitative elements. The adherence to the qualitative phase of the research was low, with many participants dropping out due to discomfort in discussing bowel habits. During individual conversations, a welcoming environment was created, allowing participants to feel comfortable in sharing details about intimate topics. In focus groups, participants used humor to discuss embarrassing subjects. The results indicate that gastrointestinal disorders affect the mental health and academic performance of university students. Final considerations: The high significance of the online Focus Group methodology was evident, given the detailed information obtained about the participants' perspectives, which are relevant to the research outcome. Furthermore, the Focus Group was observed as a welcoming environment for sharing intimate topics and experiences

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )