19Discapacidad y Sexualidad desde una Perspectiva Decolonial. Elentos “Metodológicos” para su Análisis 
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New Trends in Qualitative Research

 ISSN 2184-7770

CASTRO, Débora    FERNANDES, Sílvia. Hotelaria Sustentável na Região do Algarve: Uma Análise do Grau de Compromisso. []. , 19, e847.   15--2024. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.19.2023.e847.

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Este trabalho tem como objetivo analisar a sustentabilidade nos hotéis de 5 estrelas do Algarve, determinando como é que comunicam o seu comportamento sustentável nos seus websites, quais são as práticas mais adotadas e os principais motivadores/obstáculos. Foram analisados os websites e motores de reserva dos hotéis. E um questionário foi usado para recolher informações sobre as suas práticas sustentáveis. É possível perceber um pouco de comunicação sustentável nos sites desses hotéis. Essa percentagem é superior no motor Booking.com, um canal mais competitivo. As principais áreas de intervenção são a gestão de energia, gestão de água/resíduos e responsabilidade social. A maioria das práticas implementadas são as menos dispendiosas. E os principais impulsionadores são a responsabilidade ambiental, visão estratégica e ganho de eficiência. Embora o principal obstáculo referido seja o custo do investimento, a falta de pessoal qualificado e questões técnicas são outros constrangimentos. A dimensão “mais fraca” da tríade da sustentabilidade é a social (com resultados menores). E a mais limitante para se avançar na área é a económica, pela perceção de custos associados. O crescimento de novos negócios e empregos na área, bem como o uso de um relatório padronizado e de certificação, poderá superar os entraves.

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This work aims to analyze sustainability in 5-star hotels in Algarve, determining how they communicate their sustainable behavior on their websites, what are the most adopted practices and the main motivators/obstacles. Hotel websites and booking engines were analyzed. And a questionnaire was used to gather information about their sustainable practices. It is possible to notice a bit of sustainable communication on the sites of these hotels. This percentage is higher in the Booking.com engine, a more competitive channel. The main areas of intervention are energy management, water/waste management and social responsibility. Most of the implemented practices are the least expensive. And the main drivers are environmental responsibility, strategic vision and efficiency gains. Although the main obstacle referred to is the investment cost, the lack of qualified personnel and technical issues are other constraints. The “weakest” dimension of the sustainability triad is social (with lower results). And the most limiting to develop the area is the economic one, due to the perception of associated costs. The growth of new businesses and jobs in the area, as well as the use of standardized reporting and certification, could overcome the barriers.

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