19 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


New Trends in Qualitative Research

 ISSN 2184-7770

MOL, Gerson de Souza; NASCIMENTO, Josenaide Pereira do; BEZZAN, Lelia Cordeiro Freire    JARDIM, Rita de Cássia Cunha Bom. Homeopatia X Ciências: O Que Pensam Professores De Química. []. , 19, e832.   15--2024. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.19.2023.e832.

^a

A ideia do tema surgiu da fala racional da aluna,primeira autora sobre homeopatia e o questionamento sobre ciência e pseudociência. No processo de construção da química como ciência a alquimia deixou contribuições importantes como técnicas de laboratório e a figura de Paracelsus que organizou as primeiras comunidades científicas. A ciência é uma construção humana e essa construção se deu por um processo influenciado por diferentes fatores.O conhecimento científico é resultado de processos que seguem formalidades e surge do rigor do que é chamado método científico. A metodologia de trabalho foi a aplicação de um questionário do tipo formulário eletrônico que teve o cuidado de ser direcionado a pessoas que tivessem ligação com a ciência em seu cotidiano profissional,para esta etapa específica foi feito um recorte nas respostas dos participantes e selecionados somentes docentes do IQ da UnB.Os resultados foram analisados utilizando um método quali-quantitativo. Quando o formulário foi interrrompido para respostas contava com 61 participações e deste total 16 docentes. Foi verificado que os participantes estão divididos na crença sobre a homeopatia e a ciência, contudo o interessante é que mesmo dois participantes que nao acreditam recorrem a homepatia para tratar sintomas que tratam também com medicamentos alopáticos. Em tempos pós pandemia é importante que se volte o olhar para a ciência e de crédito ao papel do cientista no enfretamento das questões. Contudo a homepatia não pode ser desconsiderada como uma prática de cuidado pois faz parte de um rol de linhas terapeuticas do SUS que tem um olhar para o indivíduo e sua integralidade e não desconsideram a alopatia.

^lpt^a

The idea for the theme came from the student's rational speech, the first author on homeopathy and the questioning of science and pseudoscience. In the process of building chemistry as a science, alchemy left important contributions such as laboratory techniques and the figure of Paracelsus who organized the first scientific communities. Science is a human construction and this construction took place through a process influenced by different factors. Scientific knowledge is the result of processes that follow formalities and arises from the rigor of what is called the scientific method. The work methodology was the application of an electronic form-type questionnaire that was careful to be directed to people who had a connection with science in their professional routine. UnB IQ. The results were analyzed using a quali-quantitative method. When the form was interrupted for responses, there were 61 participants and of this total, 16 teachers. It was verified that the participants are divided in their beliefs about homeopathy and science, however, the interesting thing is that even two participants who do not believe resort to homeopathy to treat symptoms that they also treat with allopathic medicines. In post-pandemic times, it is important to look at science and credit the scientist's role in dealing with these issues. However, homeopathy cannot be disregarded as a care practice, as it is part of a list of therapeutic lines of the SUS that look at the individual and his integrality and do not disregard allopathy.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )