40 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Portuguese Journal of Public Health

 ISSN 2504-3137 ISSN 2504-3145

REIS, Teresa; SERRA, Helena; AZEREDO, Sofia    XAVIER, Miguel. Implementação de um programa online para alteração da prescrição de benzodiazepinas: Protocolo de um estudo híbrido de tipo 1 randomizado por clusters. []. , 40, 1, pp.7-16.   10--2022. ISSN 2504-3137.  https://doi.org/10.1159/000522220.

Introdução:

A prescrição excessiva de benzodiazepinas (BZD) tem vindo a ser considerada como uma preocupação para a saúde mental em muitos países. Intervenções usando diferentes metodologias têm vindo a ser implementadas para mudar os padrões de prescrição de BZDs nos cuidados de saúde primários, com resultados positivos limitados. Objetivos: O objetivo principal do nosso estudo foi analisar a eficácia e o processo de implementação de uma intervenção que visa alterar os padrões de prescrição de BZDs em contexto dos cuidados de saúde primários.

Metodologia:

Escolhemos como metodologia um estudo híbrido de tipo 1 para avaliação da eficácia-implementação da intervenção. A intervenção foi baseada no desenvolvimento de uma plataforma online, chamada ePrimaPrescribe, que foi implementada através de uma Intervenção Digital para Mudança de Comportamento, recorrendo a um estudo randomizado por clusters.

Resultados:

O objetivo principal foi avaliar a eficácia da intervenção na mudança dos padrões de prescrição de BZD usando a frequência das prescrições de BZDs emitidas por mês como medida de resultado. Secundariamente, pretendemos analisar o efeito do ePrimaPrescribe nas prescrições de antidepressivos, estudar o efeito da plataforma no registo de diagnósticos associado à prescrição de BZDs e de antidepressivos, e realizarmos uma análise de custo considerando os gastos mensais do Serviço Nacional de Saúde com a comparticipação das BZDs. Por fim, analisámos o processo de implementação recorrendo a métodos quantitativos e qualitativos.

Conclusão:

Com este estudo, esperamos contribuir com uma intervenção custo-efetiva que contribua para mudar a complexa problemática da prescrição excessiva de BZDs, mas também contribuir para melhorar a compreensão dos desafios para os processos de implementação de intervenções no contexto dos cuidados de saúde primários. Acreditamos que os nossos resultados são relevantes não apenas para o contexto específico no qual o estudo foi implementado, mas para todos os países onde os cuidados de saúde primários desempenhem um papel central na prestação de cuidados.

: Benzodiazepinas; Prescrição; Intervenção Digital para Mudança de Comportamento; Cuidados de Saúde Primários.

        ·     ·     · ( pdf )