42 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Portuguese Journal of Public Health

 ISSN 2504-3137 ISSN 2504-3145

PASARIBU, Rina Doriana; ARITONANG, Evawany; SUDARYATIB, Etti    ZUSKA, Fikarwin. Anemia na Gravidez: Fenomenologia do Estudo. []. , 42, 1, pp.6-14.   30--2024. ISSN 2504-3137.  https://doi.org/10.1159/000534708.

Introdução:

A prevalência de anemia em gestantes na Indonésia ainda é alta. Essa condição é bastante preocupante porque o governo mantém um programa de administração de comprimidos de ferro para mulheres grávidas desde 1970. Este estudo visa determinar os fatores socioambientais que causam anemia em mulheres grávidas.

Métodos:

Este estudo é uma pesquisa qualitativa com métodos fenomenológicos. Foram realizadas entrevistas aprofundadas com 20 mães que tinham anemia e 12 membros de um focus group. A análise qualitativa dos dados foi aplicada para analisar os dados.

Resultados:

O estudo encontrou três fatores, nomeadamente anemia no período pré-concepcional, dietas que provocam falta de consumo de ferro e conhecimento e consumo de comprimidos de ferro em mulheres grávidas. A anemia em mulheres grávidas é um ciclo contínuo de anemia que começa no período pré-concepcional. O comportamento alimentar de adolescentes e os programas de suplementação para gestantes integrados aos cuidados pré-natais ainda são um problema.

Discussão/Conclusão:

Os resultados deste estudo fornecem informações importantes para prevenir a anemia em gestantes, aumentar o aconselhamento e avaliar a implementação da suplementação de ferro em gestantes. A política de dar comprimidos de ferro às grávidas para prevenir a anemia não é eficiente na redução da prevalência de anemia. Essa política governamental deve ser acompanhada de um programa de envolvimento comunitário, pois os resultados deste estudo mostram os problemas que existem nos fatores individuais da mãe.

: Anemia; Comprimidos de ferro; Gravidez; Pré-concepção; Fenomenologia.

        ·     ·     · ( pdf )