Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia
versão impressa ISSN 0430-5027
Resumo
CASELLAS, Antònia; JUTGLA, Esteve Dot e PALLARES-BARBERA, Montserrat. Criação de imagem, visibilidade e turismo: Estratégias de crescimento económico com futuro?. Finisterra [online]. 2010, n.90, pp.153-172. ISSN 0430-5027.
O objectivo deste artigo é analisar o crescimento económico de Barcelona, desde meados dos anos 90, baseado numa economia de serviços avançados, onde as estratégias de criação da imagem e a dinamização do turismo tiveram papel primordial. Neste processo destaca-se o papel promotor de macro-eventos, como os Jogos Olímpicos de 1992, ferramentas para a mudança do modelo económico de Barcelona, salienta-se a importância da colaboração público-privada e da planificação estratégica e analisa-se o impacto económico do turismo para a cidade no período de 1990-2010. Conclui-se com uma reflexão em torno das implicações sobre o espaço público que esta estratégia de crescimento encerra.
Palavras-chave : Barcelona; turismo; desenvolvimento económico; espaço público; marketing.