Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Revista Portuguesa de Imunoalergologia
versão impressa ISSN 0871-9721
Resumo
SILVA, Rita et al. Dermatite de contacto alérgica por partículas aerotransportadas de isotiazolinonas, um alergénio importante não só em ambiente ocupacional: Dois casos clínicos. Rev Port Imunoalergologia [online]. 2021, vol.29, n.2, pp.121-125. Epub 28-Jun-2021. ISSN 0871-9721. https://doi.org/10.32932/rpia.2021.07.059.
A dermatite de contacto alérgica é uma causa frequente de referenciação à consulta de Dermatologia e/ou de Imunoalergologia. É causada pelo contacto com moléculas de baixo peso molecular que funcionam como haptenos e induzem uma reação de hipersensibilidade tardia do tipo IV em indivíduos suscetíveis. São poucos os dados europeus ou nacionais sobre a prevalência desta patologia. Neste trabalho apresentamos dois casos clínicos de doentes com reação alérgica a um biocida frequentemente utilizado nas tintas aquosas e em alguns cosméticos, com um padrão de sensibilização de partículas aerotransportadas.
Palavras-chave : Aerotransportada; isotiazolinonas; metilclorotiazolinona (MCI); metilisotiazolinona (MI); ocupacional; reação cruzada.