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Economia Global e Gestão
versão impressa ISSN 0873-7444
Resumo
BENTO, Paulo e SOUSA, Helena Pinto de. Ensino Superior a distância em Portugal: Uma estratégia disruptiva. Economia Global e Gestão [online]. 2012, vol.17, n.2, pp.97-125. ISSN 0873-7444.
O presente artigo aborda o ensino superior a distância (ESaD) em Portugal e tem como objetivo a definição de uma estratégia alternativa para o seu desenvolvimento. A estratégia preconizada decorre de uma análise cuidada do ESaD, antecedida por uma apreciação geral do ensino superior e do país, através das quais se concluiu nomeadamente o seguinte: em resultado das iniciativas tímidas ou mal sucedidas das universidades tradicionais, o ESaD quase se confunde com a Universidade Aberta (UAb); entre os vários desafios colocados ao ensino superior, o ESaD representa uma janela de oportunidades; o país, ao adiar sucessivamente reformas estruturais, vive hoje um dos momentos mais dramáticos da sua história. Em alternativa à continuidade, com trajetórias independentes por parte das instituições do ensino superior, afigura-se mais profícua a via da coopetição, aglutinadora e potenciadora de sinergias, propondo-se a adoção de uma estratégia disruptiva, na qual a UAb tem um papel central.
Palavras-chave : Ensino Superior a Distância; Coopetição; Estratégia.