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Revista de Enfermagem Referência
versão impressa ISSN 0874-0283
Resumo
MENINO, Eva Patrícia da Silva Guilherme; DIXE, Maria dos Anjos Coelho Rodrigues e LOURO, Maria Clarisse Carvalho Martins. Construção e Validação da Escala de Educação Terapêutica para o Comportamento de Autocuidado na Diabetes. Rev. Enf. Ref. [online]. 2016, vol.serIV, n.8, pp.35-44. ISSN 0874-0283. https://doi.org/10.12707/RIV15049.
Enquadramento: A adoção de comportamentos para o autocuidado por parte da pessoa com diabetes é determinante nos resultados, sendo a educação para o autocuidado uma intervenção de enfermagem eficaz neste sentido. Objetivos: Construir e validar a Escala Educação Terapêutica para o Comportamento de Autocuidado à Pessoa com Diabetes (ETCAD). Metodologia: Estudo metodológico, com amostra de 104 enfermeiros que trabalham em cuidados de saúde primários. Para a construção e validação da escala seguiram-se as guidelines internacionais. Resultados: Os resultados da análise da fidelidade das 6 dimensões: alimentação saudável, manter-se ativo, monitorização, medicação, resolução de problemas e coping saudável e redução dos riscos, apresentam valores de α de Cronbach que variam entre 0,768 e 0,933. As matrizes de correlação (p>0,001) e as medidas de Kaiser-Meyer-Olkin superiores a 0,7 em todas as dimensões/subescalas garantem a adequação razoável do modelo fatorial de cada dimensão (subescala). Conclusão: A escala multidimensional é válida e fiável para avaliar a frequência com que os enfermeiros realizam educação terapêutica sobre os comportamentos de autocuidado à pessoa com diabetes.
Palavras-chave : educação em saúde; diabetes; estudos de validação; enfermagem.