Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Revista de Enfermagem Referência
versão impressa ISSN 0874-0283
Resumo
PEIXOTO, Nuno Miguel dos Santos Martins e PEIXOTO, Tiago André dos Santos Martins. Prática reflexiva em estudantes de enfermagem em ensino clínico. Rev. Enf. Ref. [online]. 2016, vol.serIV, n.11, pp.121-132. ISSN 0874-0283. https://doi.org/10.12707/RIV16030.
Enquadramento: A reflexão tem adquirido um profundo reconhecimento na prática de enfermagem, assistindo o processo de aprendizagem e impulsionando o corpo de conhecimentos da própria disciplina. Objetivos: Explorar o estado atual do conhecimento científico relacionado com a prática reflexiva em estudantes de enfermagem no ensino clínico. Metodologia: Revisão da literatura, com base nos modelos do Instituto Joanna Briggs para Scoping Reviews. Dos 206 artigos encontrados, 24 foram incluídos. Resultados: A prática reflexiva assumiu ser uma condição indispensável para o desenvolvimento profissional e intelectual dos estudantes. Foram encontrados 11 domínios de estratégias de promoção da reflexão. Conclusão: Os achados assumem que a prática reflexiva é vista como uma habilidade indispensável no contexto clínico, atribuindo aos estudantes e professores responsabilidades partilhadas para continuar a expandir o corpo de conhecimentos da disciplina.
Palavras-chave : educação em enfermagem; enfermagem; estudantes de enfermagem; estágio clínico.