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Revista de Enfermagem Referência
versão impressa ISSN 0874-0283versão On-line ISSN 2182-2883
Resumo
FIRMINO, Cristiana Isabel da Cruz Furtado et al. Sintomatologia musculosquelética nos estudantes de enfermagem: o papel dos fatores psicossociais. Rev. Enf. Ref. [online]. 2021, vol.serV, n.5, e20085. Epub 09-Jun-2021. ISSN 0874-0283. https://doi.org/10.12707/rv20085.
Enquadramento:
Durante todo o curso, os estudantes de enfermagem estão expostos a fatores que podem contribuir para uma diminuição da sua qualidade de vida e do seu estado de saúde em geral, quando associados a sintomatologia musculoesquelética.
Objetivo:
Identificar os fatores psicossociais associados à presença de sintomatologia musculoesquelética no estudante do curso de licenciatura em enfermagem.
Metodologia:
Estudo transversal, com 253 estudantes de escolas superiores de enfermagem. A recolha de dados foi realizada em março e abril de 2018, através de um questionário autopreenchido incluindo variáveis sociodemográficas, bem como questionários Nórdico Músculo-esquelético (QNM), Questionário Estado de Saúde (SF-36) e a Escalas de Ansiedade Depressão e Stress (EADS-21).
Resultados:
A ansiedade, stress e depressão foram identificadas como variáveis associadas à presença de sintomatologia musculoesquelética, interferindo na saúde dos estudantes de enfermagem.
Conclusão:
Existem fatores psicossociais associados à sintomatologia musculosquelética nos estudantes de enfermagem. Conhecer estes fatores de risco irá permitir que se possam planear atempadamente estratégias de prevenção e, também, contribuir para a potenciação do processo de aprendizagem.
Palavras-chave : estudantes de enfermagem; sistema musculoesquelético; educação em enfermagem; fatores de risco; impacto psicossocial.