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Revista de Enfermagem Referência
versão impressa ISSN 0874-0283versão On-line ISSN 2182-2883
Resumo
MIGUEL BARREIRA PRETO, Pedro; PIRES MAGALHAES, Carlos e MARIA PIRES DA SILVA FERNANDES, Adília. Conhecimento sobre suporte básico de vida em estudantes do ensino superior de ciências da saúde. Rev. Enf. Ref. [online]. 2021, vol.serV, n.8, e20182. Epub 02-Mar-2022. ISSN 0874-0283. https://doi.org/10.12707/rv20182.
Enquadramento:
A paragem cardiorrespiratória constitui um grave problema que prossupõe uma atuação imediata de terceiros, devendo-se para tal recorrer ao suporte básico de vida (SBV).
Objetivo:
Avaliar os conhecimentos em SBV, em estudantes do ensino superior da área da saúde, e analisar as associações entre o nível de conhecimento e variáveis sociodemográficas, académicas e de contexto socioeducativo.
Metodologia:
Estudo correlacional, transversal, quantitativo, efetuado numa amostra de estudantes do ensino superior.
Resultados:
Obteve-se uma amostra de 683 estudantes, em média com 21 anos de idade e maioritariamente do sexo feminino. A pontuação média dos conhecimentos foi de 11,79 pontos, numa escala de 0 a 20. O nível de conhecimentos está relacionado de forma estatisticamente significativa, com a licenciatura e o ano de curso frequentado, com o terem frequentado um curso/formação em SBV, com a frequência de unidades curriculares onde se abordaram conteúdos de SBV.
Conclusão:
As pontuações médias obtidas enquadram-se num nível suficiente, destacando-se com pontuações mais elevadas os seguintes grupos: estudantes de 4º ano; curso de enfermagem; formação prévia em SBV.
Palavras-chave : estudantes de ciências da saúde; primeiros socorros; reanimação cardiopulmonar; conhecimento.