Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Revista de Enfermagem Referência
versão impressa ISSN 0874-0283versão On-line ISSN 2182-2883
Resumo
ROJAS ESPINOZA, Jessica Belen et al. Prácticas pedagógicas desarrolladas por docentes en la enseñanza de enfermería. Rev. Enf. Ref. [online]. 2021, vol.serV, n.8, e20174. Epub 16-Fev-2022. ISSN 0874-0283. https://doi.org/10.12707/rv20174.
Enquadramento:
As práticas pedagógicas de enfermeiros constituem um amplo campo de estudo em virtude das novas necessidades de saúde.
Objetivo:
Conhecer as práticas pedagógicas desenvolvidas por docentes num curso de graduação em enfermagem.
Metodologia:
Pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso, cujos dados foram colhidos através de entrevistas em profundidade, em 2020. Participaram cinco docentes de enfermagem que exercem funções numa universidade pública do México. Os dados foram organizados e analisados indutivamente com base na proposta operacional de Minayo.
Resultados:
Emergiram quatro categorias: Porquê e para o que ensinar; Preparação pedagógica para o ensino; Estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas por docentes de enfermagem; Desafios do exercício pedagógico na percepção de docentes de enfermagem.
Conclusão:
Os professores relatam que não tiveram formação pedagógica e que, ao iniciarem a docência, procuraram individualmente a preparação necessária para o ensino.
Palavras-chave : enfermagem; docentes de enfermagem; educação em enfermagem.