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Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa
versão impressa ISSN 1645-4464
Resumo
MAZZON, José e CARVALHO, Hamilton. Marketing social no Brasil. História, desafios e uma agenda para o futuro. RGPLP [online]. 2017, vol.16, n.3, pp.14-27. ISSN 1645-4464.
Várias décadas após o seu nascimento, o marketing social nunca se tornou uma ferramenta dominante no repertório de agentes sociais que criam programas de mudança de comportamento no Brasil. Os equívocos sobre o marketing e os preconceitos contra o seu uso em programas sociais impedem o desenvolvimento da disciplina e a sua plena consideração por agentes sociais de topo. O artigo descreve uma mostra de estudos académicos e programas-chave que marcaram a primeira fase do marketing social no país. Entre eles, três merecem atenção especial: o Programa de Alimentação do Trabalhador, a luta contra o HIV e os programas de vacinação «Zé Gotinha». O artigo também apresenta uma discussão sobre barreiras e oportunidades para o marketing social no Brasil, incluindo uma agenda de três pontos para acelerar sua difusão.
Palavras-chave : Marketing Social; Marketing; Comunicação.